Neste domingo, 30, quando ocorreu o segundo turno das eleições no País, o ex-presidente Lula derrotou nas urnas, pela margem mais apertada de votos de uma disputa presidencial desde a redemocratização, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista obteve 60,3 milhões de votos (50,90% do total), ante 58,2 milhões de votos recebidos pelo candidato à reeleição (49,10% do total) com 99,99% das urnas apuradas.
Líderes de vários países e políticos brasileiros parabenizaram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória.
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República
Publicidade
Venceu a democracia, venceu o Brasil!
Ciro Gomes, candidato à Presidência no primeiro turno pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro.
Publicidade
Felipe D’Ávila, candidato à Presidência no primeiro turno pelo NOVO
Cumprimento Lula pela vitória. Agora, nos resta fazer o papel de oposição ao novo governo. Seguirei firme defendendo os valores, princípios e propostas que apresentei ao longo da campanha presidencial: combate implacável ao populismo, defesa da livre economia, erradicação da pobreza extrema, prioridade à educação básica, luta para transformar o Brasil em uma potência ambiental.
LEIA TAMBÉM: “Somos apenas um único povo, uma nação”, diz Lula em discurso por união
Publicidade
Sérgio Moro (União Brasil), senador eleito pelo Paraná
A democracia é assim. O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil. Vamos trabalhar pela união dos que querem o bem do País. Estarei sempre do lado do que é certo! Estarei na oposição em 2023, respeitando a vontade dos paranaenses.
A maioria registrada nas urnas jamais deverá ser contestada e seguiremos em frente na construção de um país soberano, justo e com menos desigualdades.
Publicidade
É hora de desarmar os espíritos, estender a mão aos adversários, debater, construir pontos, propostas e práticas que tragam mais desenvolvimento, empregos, saúde, educação e marcos regulatórios eficientes. Tudo que for feito daqui para frente tem que ter um único princípio: pacificar o país e dar melhor qualidade de vida ao povo brasileiro.
LEIA TAMBÉM: Aos 77 anos, Lula assumirá a Presidência da República pela terceira vez
Apoio internacional
Diversos líderes internacionais já manifestaram apoio ao presidente eleito. Confira:
Publicidade
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos
Envio meus cumprimento a Luiz Inácio Lula da Silva em sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil por meio de eleições livres, justas e confiáveis. Espero que trabalhemos juntos para continuarmos a cooperação entre os dois países nos meses e anos a seguir.
Emmanuel Macron, presidente da França
Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.
Heiko Thoms, embaixador da Alemanha
Estamos felizes com a perspectiva de ampliarmos juntos e aprofundarmos ainda mais as relações Brasil-Alemanha.
Justin Trudeau, prêmie do Canadá
Estou ansioso para trabalhar com Lula para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas como proteger o meio ambiente.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: veja registros da comemoração da vitória de Leite e Lula em Santa Cruz
Gabriel Boric, presidente do Chile
Lula. Alegría!
Nito Cortizo, presidente do Panamá, afirmou esperar que os países continuem trilhando juntos o caminho da amizade e da cooperação em benefício de nossas nações.
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, declarou que comemora “a vitória do povo brasileiro” com a eleição de Lula para a Presidência da República.
Luis Alberto Arce, presidente da Bolívia
Sua vitória fortalece a democracia e a integração latinoamericana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social.
Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez
Parabéns, Lula, pela vitória nesta eleição em que o Brasil decidiu torcer pelo progresso e a esperança. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro. #BrasilDaEsperança
António Costa, primeiro-ministro de Portugal
Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente @LulaOficial pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de #Portugal e do #Brasil, mas também em torno das grandes causas globais
Alberto Fernándes, presidente da Argentina
Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos.
Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Viva Lula.
Com informações da Agência Brasil e de Estadão Conteúdo.
CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE ELEIÇÕES 2022
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!