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Ponte entre Gramado Xavier e Lagoão vai sair do papel após 25 anos

Foto: Alencar da Rosa

Obra no lado de Gramado Xavier já está concluída, e a previsão é de que fundações na margem oposta fiquem prontas em breve

Após 25 anos de espera, os moradores de Gramado Xavier e Lagoão aguardam com expectativa a conclusão da ponte sobre o Rio Pardo, entre os dois municípios. As obras avançaram nos últimos meses e a previsão é de que até o início do ano que vem os trabalhos já estejam concluídos. O projeto é fruto de uma parceria entre as duas prefeituras e foi elaborado em conjunto com representantes de diferentes segmentos da região. O custo, estimado em R$ 290 mil, será dividido entre os municípios. O valor, porém, pode ficar acima do previsto em razão da necessidade de intervenções adicionais em uma das cabeceiras.

Este, inclusive, é um dos fatores que podem fazer com que as obras demorem mais tempo para serem concluídas, explicou o prefeito de Lagoão, Cirano de Camargo. No lado de Gramado Xavier, a base de concreto está praticamente pronta. Porém, no outro extremo, foi identificado um desnível no terreno que vai exigir a utilização de uma maior quantidade de material para o aterro. “Nossa equipe de engenharia está analisando para dar um parecer técnico acerca da situação, mas é questão de dias. Na terça-feira, dia 1º, queremos reiniciar a obra”, explicou.

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A ponte, que vai ligar as localidades de Arroio do Sapo (Lagoão) e Linha Costa do Rio Pardo (Gramado Xavier), será de metal e foi recebida a partir de uma doação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e do Governo do Estado. Ela ficava sobre a ERS-322, que ganhou uma ligação de concreto. Quando as obras estiverem prontas, o caminho entre os dois municípios deve ser reduzido em cerca de 30 quilômetros. Entre os maiores beneficiados estão os agricultores, pois a passagem vai facilitar o escoamento da produção.

Custo da obra é de R$ 290 mil

O custo estimado para o projeto da ponte sobre o Rio Pardo é de R$ 290 mil. No entanto, este valor pode aumentar em razão das intervenções necessárias e também diante da necessidade de contratação de uma empresa para realizar a instalação da estrutura metálica.

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Estrutura vai encurtar caminho até a capital

Para as famílias que vivem em Lagoão, a construção da ponte sobre o Rio Pardo vai representar uma maior conexão com o resto do Rio Grande do Sul. Para chegar até o trevo de acesso a Gramado Xavier, por exemplo, quem sai de Lagoão, atualmente, precisa ir até Soledade, para depois retornar, em um percurso de 60 quilômetros. Com a nova passagem, o percurso pode ser feito em um trecho com cerca de 20 quilômetros, mas em estrada de chão.

O vice-prefeito de Gramado Xavier, Airton Berté, diz que a finalização da obra será um incentivo extra para que os municípios consigam a pavimentação asfáltica entre a ponte e a RSC-153. Do Centro de Lagoão até a ponte, são cerca de 13 quilômetros, e dali até o trevo de Gramado Xavier, junto à RSC-153, outros 7,2 quilômetros. “Essa obra será boa para os dois municípios. Com isso, podemos buscar recursos no futuro e pensar num asfalto da rodovia RSC-153 até a ponte, e também a partir de Lagoão. Isto é falado há muitos anos, mas agora está virando realidade”, destaca Berté.

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Já Cirano de Camargo, prefeito de Lagoão, aponta que a estrutura vai encurtar o caminho entre o município e a Capital do Estado. Atualmente, quem vai de Lagoão a Porto Alegre precisa pegar a RSC-347 até Sobradinho, e depois seguir ao Sul pela RSC-400 até chegar à RSC-287. “Essa ponte vai facilitar muito. Ela diminui em mais ou menos 35 quilômetros o percurso entre Lagoão e Porto Alegre. Se tivermos um acesso bom, vai facilitar. Mas, com certeza, vamos desenvolver um acesso asfáltico. Lagoão é um município acolhedor e bom de morar, mas tem essa logística do asfalto a ser aperfeiçoada”, acrescenta o prefeito de Lagoão.

A intenção é intensificar a visitação a pontos turísticos que existem na proximidade do Rio Pardo. A ponte de ferro, com 25 metros de extensão, já está em Lagoão, em um terreno da Prefeitura.

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