Um acampamento envolvendo 240 pessoas marcou a retomada dos grandes eventos de escotismo do 19º Distrito Escoteiro, que engloba grupos de Santa Cruz do Sul e região. A atividade ocorre até domingo, 22, no Parque São Luís, no bairro Arroio Grande.
Além de 11 grupos locais, que incluem jovens de Santa Cruz, Rio Pardo, Candelária, Lajeado, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz, o acampamento contou com a presença especial de dois grupos que vieram de longe: o grupo Sin Frontera, de Tacuarembó, no Uruguai, e o Grupo Escoteiro Concórdia, de Santa Catarina. Ao total, as atividades reuniram 173 jovens com idades entre seis e 14 anos, e 67 adultos.
LEIA TAMBÉM: Voluntários promovem atividades com crianças em Santa Cruz
Publicidade
Após dois anos de pandemia e sem poder reunir os participantes, a coordenadora do 19º Distrito Escoteiro, Lisandra Ribeiro, comemora a retomada dos encontros, que foi recebido com muita animação pelos jovens e adultos. Como o tema remete aos países do Conesul, as atividades foram temáticas, com jogos e brincadeiras alusivas a diferentes países da América do Sul. No sábado, o almoço foi temático, com uma gastronomia variada.
“Nós estamos com 13 grupos aqui, e eles fizeram uma comida dos países que eles estavam representando. Comi muito churrasco, teve doce de leite, parrilha, churipán de várias maneiras, foi uma manhã uito proveitosa”, destacou a “Chefe Lica”, como Lisandra é chamada no grupo de escoteiros.
Grupo viajou 520 Km até Santa Cruz
Da cidade de Taquarembó, no Uruguai, um grupo de jovens viajou 520 quilômetros até Santa Cruz do Sul para representar o grupo de escoteiros Sin Frontera. Os jovens, coordenados pelo chefe do grupo, José Heit, chegaram ainda na sexta-feira, 21, e puderam visitar alguns pontos turísticos da cidade, e até a Oktoberfest.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Movimento escoteiro: sempre alerta há 83 anos em Santa Cruz
“Foi uma longa viajem mas estamos muito contentes, já tínhamos vindo em outras oportunidades. É muito bom, como chefe de grupo, representar nossa cidade, Tacuarembó, no Uruguai. Estamos com muita vontade de participar com as crianças e jovens que estão aqui e muito contentes pela recepção das pessoas”, destacou Heit.
Quem também veio de longe foram os catarinenses do Grupo Escoteiros Concórdia, da cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Foram 28 pessoas, sendo 23 jovens, que chegaram do Estado vizinho no sábado pela manhã.
Publicidade
“Normalmente fazemos nossos eventos na nossa região, e recebemos o convite de vir pra cá e não perdemos a oportunidade. A gente trabalha com jovens dentro de uma progressão, conquistas que eles vão tendo, então, ter um acampamento dessa magnitude fora do nosso Estado, representa muito dentro da progressão do trabalho deles”, contou a chefe Marlei Camillo, do Grupo de Escoteiros Concórdia.
O santa-cruzense Caetano Loewe Schwantze, de 11 anos, foi um dos participantes das atividades. Com os trabalhos temáticos, ele estava na base do Chile na tarde do sábado, onde fez esculturas das estátuas moai, da Ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico.
“É bem legal, agora estamos fazendo atividades de bases, e o espaço é bem legal. Agora, por exemplo, estamos fazendo um trabalho com argila e é bem legal, depois podemos levar pra casa como lembrança”, contou o aluno do Colégio Mauá, que já é escoteiro há quatro anos. O acampamento encerra as atividades as 14 horas do domingo.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade