No último dia de campanha de vacinação contra a poliomielite, neste sábado, 22, a imunização irá ocorrer em diferentes pontos de Santa Cruz. Coordenada pela Secretaria de Saúde, a ação acontece na UBS Clementina, conhecida como Posto Central, e na Casa da CDL, na Praça Getúlio Vargas, das 9 às 13 horas. Outro local será o ginásio poliesportivo do Colégio Polivalente, no Bairro Faxinal Menino Deus, durante feira promovida pelo educandário entre 9 horas e 11h30.
LEIA MAIS: Entenda por que a poliomielite voltou a preocupar o Brasil
Profissionais de saúde também darão continuidade às visitas domiciliares para vacinar as crianças impossibilitadas de se deslocarem às unidades de saúde. O Posto Central ainda oferecerá vacinas de rotina e da campanha de Covid-19, adulta e pediátrica.
Publicidade
O Rotary Club também irá auxiliar na vacinação contra a pólio. Voluntários e integrantes da entidade estarão na Casa da CDL recebendo as crianças e os responsáveis. Será realizado um sorteio de brinquedos da Xalingo.
LEIA MAIS: “O risco da volta de casos de paralisia infantil é real”, alerta pediatra
Saiba mais sobre a poliomielite
A transmissão ocorre pelo contato direto com uma pessoa infectada, pela via fecal-oral (objetos, alimentos e água contaminados com fezes de pacientes) ou pela via oral-oral (gotículas de secreção ao falar, tossir ou espirrar). Os sintomas mais frequentes da doença são febre, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta e dor no corpo, além de vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves, instala-se a flacidez muscular que afeta, em regra, membros inferiores.
Publicidade
Não existe tratamento específico para a pólio. Todas as pessoas infectadas devem ser hospitalizadas e recebem tratamento para os sintomas manifestados. As sequelas da doença estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus. Normalmente, são sequelas motoras e que não têm cura. As principais são: problemas nas articulações; pé torto; crescimento diferente das pernas; osteoporose; paralisia de uma das pernas; paralisia dos músculos da fala e da deglutição; dificuldade para falar; atrofia muscular e hipersensibilidade ao toque.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade