Nesta quinta-feira, 2, é lembrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Todos os anos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (Apae) realiza a tradicional Caminhada do Autismo, com a comunidade vestida de azul, na rua Júlio de Castilhos, no centro do município. Devido à pandemia do coronavírus, o evento foi cancelado.
Para não passar em branco, a instituição decidiu criar uma outra forma de marcar a data. A partir do contato com os familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que frequentam a Apae, foi solicitada a gravação de um pequeno vídeo em que cada participante fizesse uma ação ou gesto. Parte dos profissionais da clínica e professores que trabalham com os autistas também enviaram vídeos.
A música escolhida foi do Mundo Bita “A diferença é o que nos une“, regravada pela professora de música da Apae, Alissa Maria, que também participa do vídeo. A edição ficou por conta da assessora de imprensa da entidade, Renata Leal. O vídeo foi veiculado como estreia na manhã desta quinta-feira na fanpage da Apae Lajeado e como homenagem pela data.
Publicidade
A diretora da Apae, Ana Paula Rech, conta que devido a nova configuração de trabalho que foi adotada em razão da pandemia, o vídeo foi a forma encontrada para que todos tivessem a oportunidade de participar deste momento especial para a entidade, mesmo que de forma remota e digital.
A música já foi foco de algumas comemorações do Dia do Autismo na Apae. Confira a letra:
Para ver melhor amigo use o coração
Enxergar o que é belo sem usar a visão
Pare pra escutar que no silêncio há uma canção
Deixa bater no peito o tambor da vibração
Quem disse que não podemos?
Nunca duvide de nós!
Somos especiais
Quase super-heróis
Publicidade
Nosso corpo fala preste muita atenção
Não precisa palavra pra comunicação
Tantas são as formas de cruzar a imensidão
Demonstrando pro mundo nossa superação
Um pouco de carinho e de bondade
Pra ver que a diferença é o que nos une de verdade
E mesmo sendo assim ou sendo assado
O amor se multiplica e se espalha por todo lado
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS