Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMBATE À FOME

Santa Cruz adere à Rede Brasileira de Banco de Alimentos

Santa Cruz do Sul passou a integrar a Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA), a partir de uma resolução publicada em setembro deste ano no Diário Oficial da União, por intermédio do Ministério das Cidades. Com isso, atividades desempenhadas pelo Banco de Alimentos do município poderão ganhar impulso, já que o equipamento passa a estar apto a receber verbas federais para atender a população em situação de insegurança alimentar.

A RBBA é um organismo que reúne bancos públicos e privados com o objetivo de fortalecer uma atuação conjunta visando reduzir perdas e desperdício de alimentos e promover o direito humano à alimentação adequada. São objetivos da rede promover a troca de experiências, o fortalecimento e a qualificação dos bancos de alimentos, o fomento a pesquisas, o estímulo a políticas e ações públicas de segurança alimentar e nutricional e a articulação de negociações estratégicas para divulgação e instituição de parcerias com outros bancos.

LEIA TAMBÉM: Conferência debate fome e medidas que podem ser tomadas para combatê-la na região

Publicidade

Em Santa Cruz, o Banco de Alimentos foi criado por lei em 2018 e regulamentado no ano seguinte. Atualmente, é vinculado à Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esportes (Sehase) e funciona junto à estrutura da Coopersanta. No local, são coletados, recondicionados e armazenados alimentos provenientes de doações feitas pela comunidade. Os mantimentos são distribuídos para as cozinhas comunitárias, centros de convivência, abrigos, albergues, escolas, entidades assistenciais, dentre outras instituições que atuam na área de segurança alimentar.

O coordenador do Banco de Alimentos local, Eliseu Pereira, fala dos benefícios por conseguir incluir o município na RBBA. “É de suma importância incluirmos Santa Cruz na rede nacional. Para termos sucesso, tivemos que preencher vários requisitos, mas com a estrutura que já temos, felizmente conseguimos aderir a essa parceria, fundamental para realizarmos um trabalho ainda melhor no atendimento às famílias mais vulneráveis do nosso município”, declarou.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esportes, Everson Carvalho de Bello, a integração entre equipamentos de todo o Brasil representa a soma de esforços para debelar a triste realidade ainda vigente em milhares de lares pelo país afora. “Estamos felizes por essa conquista, planejar e executar ações de combate a fome são premissas básicas para o cuidado com as pessoas”, disse ele.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.