Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Como ficou o mapa do voto no primeiro turno

Foto: Agência Brasil

Urnas - votação - eleições 2024

Urna eleitoral

O detalhamento da votação do último dia 2 para presidente da República em Santa Cruz mostra que Jair Bolsonaro (PL), que venceu com 11,3 mil votos de vantagem sobre Lula (PT) no município, foi o candidato mais votado em 22 bairros. Já Lula (PT) conseguiu avançar sobre regiões onde o PT havia perdido no primeiro turno de 2018.

O levantamento foi realizado pela Gazeta do Sul junto aos dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e considera a localização das urnas eletrônicas e não o lugar de residência dos eleitores – em alguns bairros, não há urnas. Na primeira votação da eleição passada, Bolsonaro só não venceu em um bairro, o Santa Vitória. Já neste ano, Lula venceu em oito, incluindo alguns dos maiores colégios eleitorais do município, como Bom Jesus e Faxinal Menino Deus – nos quais, assim como no Santa Vitória, liderou com mais folga, enquanto em outros, como Margarida, as vantagens foram menores. Ao todo, Lula recebeu 32.029 votos, o equivalente a 38,43% dos votos válidos. Em 2018, o então candidato do PT, Fernando Haddad, havia obtido 16.360 votos (20,39%).

LEIA TAMBÉM: Lula e Bolsonaro se enfrentam em debate neste domingo

Publicidade

O mapa da votação revela que o petista teve mais apoio nas zonas mais vulneráveis do município, enquanto Bolsonaro venceu em toda a Zona Norte e no Centro, além de alguns pontos da Zona Sul. Em regiões como Goiás, Santo Inácio, Higienópolis, Várzea e Linha Santa Cruz, as vitórias do candidato do PL foram mais folgadas, enquanto na Zona Sul, em bairros como Ana Nery, Bonfim e Dona Carlota, foram mais apertadas. Bolsonaro teve 43.348 votos (52,01%), 1.451 a menos do que no primeiro turno de 2018, quando alcançou 55,82% dos votos válidos.

Outra diferença em relação ao pleito passado foi o desempenho pouco expressivo dos demais candidatos. Em 2018, por exemplo, Ciro Gomes (PDT) havia ficado em segundo lugar em cinco bairros, incluindo o Centro. Desta vez, ninguém chegou perto de ameaçar a polarização entre Bolsonaro e Lula. Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar, recebeu somente 4.623 votos (5,55%).

A vantagem de Bolsonaro sobre Lula no primeiro turno em Santa Cruz foi a segunda menor registrada no município nas últimas duas décadas. Somente em 2014 houve uma diferença inferior, de Aécio Neves (PSDB) sobre Dilma Rousseff (PT), que não chegou a 5 mil votos. As demais foram de 27 mil em 2002 (Lula sobre Ciro Gomes, embora José Serra tenha chegado ao segundo turno), 23 mil em 2006 (Geraldo Alckmin sobre Lula), 22 mil em 2010 (Dilma sobre Serra) e 28 mil em 2018 (Bolsonaro sobre Haddad).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: MDB de Porto Alegre confirma apoio a Onyx no segundo turno

Mourão venceu em 23 bairros

Os números do TRE mostram que o voto para senador foi mais próximo da tendência de voto para presidente em Santa Cruz. Dos oito bairros onde Lula (PT) venceu, sete também deram vitória a Olívio Dutra (PT) – todos na Zona Sul. Nos demais 23 bairros, o mais votado foi Hamilton Mourão (Republicanos), que foi eleito.

Ao todo, Mourão fez 34.114 votos (45,74% dos votos válidos) e Olívio fez 23.126 (31,01%). Ambos receberam menos votos do que Jair Bolsonaro e Lula, respectivamente. Isso significa que parte dos votos dos dois presidenciáveis foi absorvida por outros candidatos a senador, sobretudo Ana Amélia Lemos (PSD), que ficou em terceiro lugar, com 16.356 votos (21,93%).

Publicidade

Mourão obteve vantagens maiores em regiões como Linha Santa Cruz, Goiás, Santo Inácio, Higienópolis e Arroio Grande. Já nos pontos onde venceu na Zona Sul, como Aliança, Ana Nery, Margarida e Dona Carlota, as margens foram bem mais apertadas.

Ana Amélia, por sua vez, teve seus melhores desempenhos em bairros como Country e João Alves, onde ficou em segundo lugar.

Senado

Onde Mourão ganhou – Country, Margarida, Linha Santa Cruz, Goiás, Avenida, Santo Inácio, Independência, Várzea, João Alves, Higienópolis, Schulz, Arroio Grande, Ana Nery, Bonfim, Aliança, Esmeralda, Monte Verde, Castelo Branco, Dona Carlota, São João, Senai, Universitário e Centro.

Publicidade

Onde Olívio ganhou – Belvedere, Faxinal Menino Deus, Santa Vitória, Progresso, Rauber, Pedreira e Bom Jesus.

LEIA TAMBÉM: Entenda por que não houve votação no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul

Onyx vence em 27 colégios e Pretto em três; Leite, em nenhum

Líder na corrida pelo governo estadual com 33.967 votos em Santa Cruz (42,84% dos votos válidos), Onyx Lorenzoni (PL) venceu em 27 bairros. Em outros três, todos na Zona Sul, o mais votado foi Edegar Pretto (PT), que recebeu 17.758 votos (22,40%). Curiosamente, o candidato Eduardo Leite (PSDB), embora tenha ficado em segundo lugar, não triunfou em nenhum bairro. O tucano teve 21.840 votos (27,55%).

Publicidade

Os números mostram que Onyx venceu em toda a Zona Norte e no Centro. Pretto recebeu mais votos no Santa Vitória, Bom Jesus e Belvedere – todos bairros onde Lula também venceu. O candidato do PL, no entanto, que é o mais identificado com Jair Bolsonaro (PL) na disputa, também venceu em bairros onde Lula foi mais votado – o que inclui Pedreira, Rauber, Progresso, Faxinal Menino Deus e Margarida –, o que significa que um volume significativo de eleitores não fez o chamado “voto casado” para presidente e governador. Nessas regiões, porém, Onyx teve vitórias mais apertadas, enquanto em bairros como Goiás, Linha Santa Cruz e Santo Inácio, conquistou vantagens maiores.

Ao todo, Bolsonaro fez 9.381 votos a mais do que Onyx, enquanto Lula fez 14.271 votos a mais do que Pretto. Os resultados mostram um desempenho bem superior da esquerda em relação ao último pleito. Em 2018, Miguel Rossetto (PT) não venceu em nenhum bairro e chegou a ficar em quinto em alguns, como Higienópolis e Country. Leite, por sua vez, embora não tenha liderado em nenhum bairro, ficou em segundo lugar na maioria deles. Em 2018, ele havia liderado em 20 bairros no primeiro turno.

A diferença entre Onyx e Leite em Santa Cruz, de 12.127 votos, foi bem mais folgada do que a registrada no primeiro turno de 2018, quando o próprio Leite venceu José Ivo Sartori (MDB) por menos de 2 mil votos. Já em 2014, Sartori havia aberto os mesmos 12 mil votos sobre Tarso Genro (PT), enquanto em 2006 a vantagem de Yeda Crusius (PSDB) sobre Olívio Dutra (PT) chegou a 21 mil votos. Em 2002, Germano Rigotto (MDB) abriu 4,5 mil votos sobre Tarso. Em 2010, Tarso foi eleito em primeiro turno.

No interior, cenário de 2018 se repete

Na zona rural de Santa Cruz, o mapa do voto do primeiro turno foi uma réplica de 2018. Jair Bolsonaro e Onyx Lorenzoni venceram na maioria das regiões, incluindo Boa Vista, Monte Alverne e Rio Pardinho, onde o atual presidente já havia vencido no pleito anterior e que são as zonas mais populosas.

As duas exceções são Alto Paredão e São Martinho, onde Fernando Haddad já havia vencido há quatro anos e agora Lula e Pretto tiveram mais votos. Os números confirmam uma tendência de voto à esquerda nessas localidades, que estão entre as mais distantes da região central do município.

Os números também mostram que, em algumas regiões com vitória de Bolsonaro e Onyx, as vantagens foram expressivas. É o caso de Monte Alverne, Pinheiral e Cerro Alegre. Já em outras, como Rio Pardinho, as margens foram menores.

Na disputa pelo Senado, a tendência se repetiu: Mourão só não foi o mais votado em Paredão e São Martinho, onde Olívio venceu.

Quem venceu em cada região:

Boa Vista – Mourão, Onyx e Bolsonaro
Monte Alverne – Mourão, Onyx e Bolsonaro
Pinheiral – Mourão, Onyx e Bolsonaro
Rio Pardinho – Mourão, Onyx e Bolsonaro
São Martinho – Olívio, Pretto e Lula
Alto Paredão – Olívio, Pretto e Lula
São José da Reserva – Mourão, Onyx e Bolsonaro
Cerro Alegre – Mourão, Onyx e Bolsonaro

LEIA TAMBÉM: TSE determina retirada de propagandas ofensivas a Bolsonaro e a Lula

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.