Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIRETO DA REDAÇÃO

Tempo de Oktober, e do professor

Este final de semana oferece à comunidade convite duplo: a prestigiar a 37ª Oktoberfest, que chega a seu segundo final de semana, dos três programados para esta edição do evento, e, em paralelo, a celebrar o Dia do Professor, que transcorre neste sábado, 15. São dois momentos de confraternização, pontos altos na agenda regional.

Afinal, se nos últimos dois anos a população se viu privada de uma festa nos moldes tradicionais, com ampla e irrestrita afluência de público de todas as idades, agora é a vez de retomar essa tradição. E o que se viu ao longo da semana confirmou plenamente essa ansiedade pelo reencontro: tanto na quarta-feira, 12, Dia das Crianças, quando famílias inteiras foram em grande número ao parque, quanto na quinta, 13, a data reservada à maturidade ativa, o congraçamento foi uma constante, digno de despertar emoção e muita alegria.

Portanto, independentemente de quais venham a ser as condições atmosféricas, neste clima tão instável dos últimos dias (aliás, uma característica que o outono e o inverno empurraram primavera adentro), cabe aproveitar cada instante do final de semana para visitar a Oktoberfest. Ainda mais porque há um espaço de tempo no qual é possível ingressar no parque sem a necessidade de pagar bilhete de acesso. E não são poucas as atrações por lá, como esta edição da Gazeta do Sul detalha. Sem esquecer que para o domingo, 16, está programado o desfile pela rua central.

Publicidade

Se o momento é de muita festa e é apropriado para a realização de bons negócios nos pavilhões dedicados aos expositores, é de celebração também pelos professores. Estes, em todos os níveis de ensino, são os grandes responsáveis pela formação das novas gerações, e dos novos profissionais em todas as áreas do conhecimento. Isso em uma época em que tantas e tão variadas demandas são apresentadas no universo do trabalho.

Pois, se o desempenho de tarefas hoje pode acontecer de forma presencial ou a distância, num emprego à moda tradicional ou em casa, via plataformas digitais, em todos os casos se exige um profissional qualificado, especializado, do qual se requer domínio pleno sobre cada vez mais áreas. E se do trabalhador são cobrados tais atributos, antes estes foram exigidos dos mestres que viabilizam sua formação.

E neste cenário tão complexo de ensino e aprendizagem, em uma realidade de tanta turbulência política e ideológica, de tanta insegurança econômica, de desafios inclusive na área da saúde (como a pandemia o evidenciou), as gerações atuais precisam ser mais do que nunca formadas, lapidadas em seus dons, em suas habilidades. Pois se é verdade que a realização pessoal e profissional passa por explorar suas capacidades, e colocá-las à disposição da sociedade, para o bem individual e coletivo, é aos mestres, aos professores, que devemos tal privilégio, cada um de nós.

Publicidade

Depois, com o conhecimento adquirido, cada um será responsável pelo que faz com ele. Boa Oktoberfest, e parabéns, professores, pelo seu dia!

LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.