Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

mercado de trabalho

Dia do Engenheiro Agrônomo: Brasil é o Oásis para quem atua na área

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Profissionais prestam atendimento nas mais diferentes áreas do setor

O Brasil tem como tradição ser um país produtivo no setor primário. Essa característica o coloca como um dos maiores exportadores das commodities mais procuradas da atualidade. Para manter esse bom desempenho e conseguir ainda maior produtividade, o meio rural brasileiro depende, e muito, do conhecimento de profissionais como os engenheiros agrônomos.

Não falta, no Brasil, terra apta a produzir. Com um pouco de atenção e investimento, até mesmo aquelas consideradas inaptas podem representar resultados positivos, quando a escolha do cultivar também ajuda. Mas como saber o que, onde e como plantar para conseguir maior rentabilidade, garantindo o sustento da família e a permanência das pessoas no meio rural?

LEIA TAMBÉM: Editora Gazeta lança Anuário Brasileiro da Cana-de-Açúcar

Publicidade

Qualificar o setor é fundamental e é nesse aspecto que o engenheiro agrônomo ganha ainda mais importância. É ele que cuida de tudo que diz respeito à produção agrícola e pecuária. A atuação é bastante ampla, envolvendo o antes, como o planejamento e execução de projetos de tecnologia e captação de recursos; e indo além, como o plantio e manejo; até a finalização com a colheita e abate e fiscalização de produtos para consumo local ou para exportação.

Como garantir os resultados

O engenheiro agrônomo usa conhecimentos de biologia, química, matemática e engenharia, além de fatores como solo e clima. Assim, consegue utilizar da melhor forma os recursos e potencializar a criação de rebanhos, criação de peixes, crustáceos, animais exóticos e plantações.

LEIA TAMBÉM: Em 12 anos, uso de produtos biológicos nas lavouras deve chegar a 20% do consumo

Publicidade

As atribuições do profissional são a fiscalização da produção para o mercado internacional; garantia do cumprimento das normas de manuseio e higiene; a determinação de métodos ideais de adubação e recuperação do solo para plantio; indicação de produtos para controle de pragas; acompanhamento das principais técnicas para manutenção, alimentação, vacinação e abate de animais; e desenvolvimento de planos de prevenção de doenças de plantas e animais.

Também supervisiona a construção de instalações rurais com estrutura geral de projeto, irrigação, drenagem e nivelação do solo; faz controle de uso de sementes; explora mercados agrícolas; estabelece formas de conciliar plantio com a preservação do meio ambiente; pesquisa novas tecnologias e práticas para o setor; faz vistorias e perícias técnicas com emissão de laudos e pareceres; e estabelece a parceria com profissionais como zootécnicos, veterinários, gestores ambientais e fornecedores.

LEIA TAMBÉM: Engenheiro agrônomo: profissional dá qualidade ao setor que sustenta o Brasil

Publicidade

Os novos tempos

Tradicionalmente, o engenheiro agrônomo trabalha no campo, visitando fazendas, abatedouros e empresas rurais, como as cooperativas. A mudança dos paradigmas na forma de atuar, no entanto, fazendo uso das tecnologias disponíveis, tornou possível atuar em casa ou de outra cidade, prestando assessoria remota. Isso dá mais dinamismo e possibilita maior aproveitamento do tempo, que deixa de ser desperdiçado com o deslocamento.

A data

O dia do engenheiro agrônomo é comemorado em 12 de outubro. A data foi escolhida por ter marcado, via decreto, a regulamentação da profissão no Brasil. Isso ocorreu em 1933.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.