Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BEM-ESTAR

25º Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo acontece em Candelária

Foto: Alencar da Rosa

25º Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo foi realizado em Candelária

O 25º Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo foi realizado em Candelária nesta terça-feira, 11. As atividades foram desenvolvidas no Parque Municipal de Eventos Itamar Vezentini, com início às 8h30 horas com o café compartilhado entre os presentes. A mesa de abertura começou às em torno das 9 horas. Na oportunidade, autoridades municipais e regionais realizaram um breve pronunciamento.

A partir das 10 horas, foram desenvolvidas oficinas e rodas de conversa sobre vários assuntos, sendo o principal deles a violência contra a mulher. O almoço contou com a apresentação cultural do grupo de dança da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev). No início da tarde tem show de talentos, seguido de baile, com o encerramento às 16h30.

LEIA TAMBÉM: Associação do Comércio de Candelária lança a campanha Natal Premiado

Publicidade

Coordenador do evento, Marcos Vinicius da Rosa

O coordenador do evento, Marcos Vinicius da Rosa, afirmou que as estatísticas em torno dos casos de transtornos mentais estão cada vez maiores no País. “Estar discutindo a temática da saúde mental é muito importante, até porque existe ainda muito preconceito. Alguém buscar um dentista, porque está doendo o dente, é muito comum, mas a situação muda quando é um psicólogo ou psiquiátrica”, enfatizou.

Promoção da saúde mental

O Fórum Regional Permanente de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo é um movimento social, criado em 1997, que mobiliza gestores, profissionais e comunidade nos 13 municípios que compõem a região, desencadeando ações em saúde mental na atenção primária, secundária e terciária. O objetivo é estimular a criação de novos serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos, visando o fomento ao planejamento e à promoção de debates relacionados às políticas públicas no âmbito da saúde mental do Vale do Rio Pardo.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Candelária negocia uso do prédio da Ulbra

Publicidade

O movimento completou 25 anos em 2022 e tem contado com a participação de trabalhadores da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e profissionais de saúde dos municípios de Candelária, Herveiras, Gramado Xavier, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Venâncio Aires, Vera Cruz, Vale do Sol e Vale Verde, bem como de usuários e familiares ligados aos serviços da rede de atenção psicossocial.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.