Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OPERAÇÃO BENZINA

Operação contra facção que usava postos para lavagem de dinheiro cumpre mandados na região

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Operação realizou diligências em locais como postos de combustíveis e lojas de conveniência e de eletrônicos

Uma facção originada no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, teve uma ligação com a região desmantelada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira, 11. A quadrilha alvo da Operação Benzina é investigada em um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo postos de combustíveis.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Bope detona artefato no interior de Venâncio Aires

A força-tarefa da manhã desta terça envolve o trabalho de 477 agentes. São cumpridos nove mandados de prisão e 86 de busca. Além de Porto Alegre, desdobramentos foram registrados em Alvorada, Campo Bom, Canoas, Eldorado do Sul, Frederico Westphalen, Gravataí, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Venâncio Aires, Viamão e Xangri-Lá.

Publicidade

Detalhes sobre a ação em Venâncio Aires ainda não foram divulgados.

A investigação

Ao menos três postos de combustíveis e uma empresa que vende aparelhos de telefonia faziam parte do esquema. A suspeita da Polícia Civil é de que a facção tenha movimentado R$ 18 milhões. Os locais eram administrados por criminosos em liberdade, ou familiares de indivíduos presos. Produtos como gasolina, itens em lojas de conveniência e de eletrônicos eram usados para dar aparência de legalidade ao dinheiro obtido pela organização criminosa a partir de extorsão, compra e venda de armas, roubos, receptação e tráfico.

Em um dos postos vinculados à facção e localizado em Porto Alegre, por exemplo, mais de 50% do faturamento de três meses foi em dinheiro em espécie, o que não é compatível com a atividade normal do mercado para esse ramo.

Publicidade

No curso das investigações, um dos gerentes da facção foi assassinado,  e, após sua morte, de maneira fraudulenta, um de seus postos de gasolina foi transferido a outra pessoa, vinculada a mesma facção, a fim de não interromper a continuidade da estrutura empresarial destinada à lavagem de dinheiro. O homicídio é apurado pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.