Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JORNALISMO

Congresso Diários do Sul do Brasil discute os rumos da comunicação

Sydney de Oliveira, gestor de Administração e Finanças da Gazeta, representou Pedro Garcia na entrega da premiação em Canela

O 24º Congresso dos Diários do Sul do Brasil foi realizado nesse sábado, 8, em Canela. O evento é promovido pela Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS) e tem como objetivo discutir temas relacionados ao jornalismo, comunicação e à produção de notícias, além de palestras e confraternização. Na ocasião, também foram entregues os prêmios aos vencedores nas categorias ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão e ADI/Excelência Editorial. Mais de cem profissionais estiveram presentes.

Conforme o presidente da ADI, Adair Weiss, o foco desta edição foi a formação e atualização das pessoas para as mudanças que ocorrem na comunicação. Segundo ele, não se trata de formação acadêmica apenas, mas de questões técnicas e de comportamento. “Às vezes temos um bom jornalista sob o ponto de vista da técnica de produção, mas que está descolado daquilo que o mercado necessita”, avalia. Este é um entre os vários desafios que a área enfrenta hoje e que precisam ser equacionados para a obtenção de melhores resultados.

LEIA TAMBÉM: Jornalistas da Gazeta estão entre os melhores do 23º Prêmio de Jornalismo do MP

Publicidade

Citou ainda a importância de atualizar os departamentos comerciais para as novas demandas que surgem a cada dia. “Precisamos ser ativos nas soluções aos clientes. Para isso, o trabalho jornalístico se ergue vital.” Para tanto, uma das abordagens discutidas é a maior integração entre os departamentos das empresas de comunicação. “É necessário entender que todos precisamos reavaliar, reaprender e juntar forças. Essa é a tarefa e a mensagem da edição deste ano”, completa Weiss. Ele diz que o momento é de estabelecer alinhamentos e, se preciso, desconstruir algumas práticas consideradas “insubstituíveis” para implantar novas visões.

Premiação

O jornalista Pedro Garcia, editor de Política e Economia da Gazeta do Sul, ficou na segunda colocação no prêmio de excelência editorial com a reportagem “Os 30 anos da conferência que mudou o mundo”, publicada na edição de 11 e 12 de junho deste ano. O trabalho discute o legado da Eco-92 para o debate mundial sobre a preservação da natureza. Em primeiro lugar ficou a reportagem “Luta contra a pólio: mais de 400 crianças não foram vacinadas no Vale”, de Bibiana Faleiro e Raica Franz Weiss, do Jornal A Hora, de Lajeado. A terceira colocação coube a “Sofrimento transformado em superação”, de Fernando Gusen, do Jornal Integração, de Gramado/Canela.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.