Vivenciar o meio acadêmico e, ao mesmo tempo, ser protagonista em um espaço que desperta curiosidade para muitas pessoas: o estúdio de rádio. Sete egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, com idades entre 16 e 18 anos, tiveram essa experiência na última quinta-feira, 6, quando se reuniram na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A agenda faz parte do cronograma do Nós por Elas – A voz feminina do campo. Em sua sexta edição, o programa, realizado em parceria com a Unisc, é realizado no formato híbrido, reunindo meninas do campo de três diferentes regiões do Rio Grande do Sul: Passo do Sobrado, Herveiras e Canguçu.
LEIA TAMBÉM: Com 3 mil vagas, Unisc abre inscrições para vestibular de verão
Publicidade
Iniciado em agosto, o programa promoveu o debate de temas de interesse definidos por elas e que estão embasando entrevistas e pesquisas nas comunidades onde vivem. Culminou em roteiros elaborados com o apoio de profissionais da área de comunicação da Unisc, parceira da iniciativa. “Estamos tendo encontros virtuais semanais e um presencial no núcleo uma vez por mês. Agora, realizamos esse esperado momento conjunto entre os núcleos, quando os primeiros boletins foram gravados no estúdio da universidade e pudemos colocar em prática o aprendizado”, explica Maria da Graça Vieira, educadora do Instituto.
Nesta edição, as temáticas escolhidas pelas jovens foram: a romantização do ciúme; o que ouço sobre “ser mulher”; e os desafios de deslocamento das mulheres (para estudar, trabalhar ou lazer). Assim como em outros anos, o material produzido vai ser veiculado em programações de rádio de entidades parceiras do Instituto e disponibilizado pelo site.
LEIA TAMBÉM: Instituto Crescer Legal lança sexta edição do programa “Nós por Elas”
Publicidade
O programa tem por objetivo olhar para um mundo com mais respeito à diversidade. Busca valorizar e desenvolver jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, promovendo a reflexão sobre a questão de gênero, além da troca de experiências, capacitando-as na área de comunicação, como multiplicadoras de conhecimento adquirido para outros jovens do meio rural e para a comunidade.
Nas cinco edições anteriores, 37 jovens já foram preparadas para serem multiplicadoras de temas sensíveis à realidade feminina no campo.
Participantes:
- Ana Paula da Silva Furtado, de Boqueirão do Leão
- Taiane Andreia Machado de Castro, de Herveiras
- Rafaela dos Santos Silva, de Passo do Sobrado
- Giovana da Silva de Moraes, de Passo do Sobrado
- Camila Schellin Goldbeck, de Canguçu
- Chaiane Römer Völz, de Canguçu
- Taissa Beiersdorff Böhlke, de Canguçu
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!