Com passagem comprada para Porto Alegre, já sentado dentro de um ônibus na Rodoviária de Santa Cruz do Sul, o homem apontado como autor de uma série de assaltos recentes no município foi preso novamente pela Brigada Militar (BM). Desta vez, diferentemente de domingo, o caminho final foi o Presídio Regional. Uma operação deflagrada em conjunto entre BM e Polícia Penal colocou o acusado de 33 anos na cela. O fato foi um desdobramento de outra captura realizada pelo 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM).
LEIA MAIS: Assaltante é liberado mesmo após a vítima reconhecê-lo como autor de roubo
No domingo, 2, após uma perseguição, uma guarnição havia prendido o mesmo assaltante no Bairro Ana Nery. Porém, mesmo tendo sido reconhecido pela vítima de um dos roubos, o acusado foi liberado após o registro da ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Ele estava com a tornozeleira eletrônica envolta em papel-alumínio – artimanha usada para embaralhar o sinal do aparelho e não denunciar movimentações além do perímetro autorizado pela Justiça. O caso foi revelado com exclusividade pela Gazeta do Sul.
Publicidade
Depois disso, a BM continuou monitorando o homem. “Fizemos um trabalho integrado entre a nossa agência de Inteligência e a da 8ª Delegacia Penitenciária Regional. Trocamos informações e apuramos que ele estava tentando fugir da cidade nesta quarta-feira. Tinha tentado bloquear o sinal da tornozeleira e estava pegando um ônibus em direção a Porto Alegre. Felizmente, conseguimos prendê-lo novamente antes que partisse”, salientou o chefe de Inteligência do 23º BPM, capitão Rafael Carvalho Menezes.
Segundo o coordenador da Agência Regional de Inteligência Penitenciária, Andreo Camargo, a prisão foi possível graças à integração das duas instituições. “Estávamos acompanhando a movimentação desse apenado, junto com a BM e a equipe de monitoramento eletrônico, visto que havia a suspeita de bloqueio na tornozeleira eletrônica. Ontem [quarta-feira], nessa ação integrada, foram realizadas diligências, uma vez que apuramos que estava com perda de sinal”, comentou Camargo.
LEIA TAMBÉM: Posto de combustíveis é assaltado em Santa Cruz
Publicidade
“Com isso, foi possível interceptar o apenado na Rodoviária. Ele estava sem autorização para se afastar da cidade e foi flagrado com material em alumínio envolto na tornozeleira, dificultando o rastreio”, complementou o policial penal. Após registro da ocorrência na DPPA, o homem, que não teve o nome revelado, foi apresentado ao Presídio Regional de Santa Cruz. Ficou à disposição da equipe de inspeção do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico para abertura de procedimento administrativo disciplinar, a fim de apurar a ação ilícita no equipamento.
“Se a gente não persistisse, ele teria fugido”
Para o comandante do 23º BPM, major Fábio Vilnei da Silva Azevedo, a prisão foi fruto de um trabalho incessante da BM. “Foi uma atuação bem importante, porque se a gente não persistisse, ele teria fugido. Ficamos acompanhando a movimentação dele e felizmente logramos êxito nessa prisão. É um indivíduo que, junto de outros comparsas, vem formando uma quadrilha especializada em assaltar na saída e chegada de pessoas em casa, ameaçando com arma. Estava colocando em risco as famílias, por isso ficamos felizes com esse trabalho, pois conseguimos que ele, dessa vez, ficasse segregado”, salientou o major.
Com a prisão do assaltante, o trabalho agora será conduzido pela Polícia Civil. A 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) e a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) estão com investigações em andamento para comprovar a participação dele em roubos ocorridos recentemente em Santa Cruz.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Marcelinho pega 22 anos por assassinato de homem em frente à filha
Acusado tem ficha extensa
Acusado de uma série de delitos, o homem de 33 anos possui uma ficha criminal extensa. São 35 ocorrências, as últimas em Santa Cruz do Sul, mas ele também agiu em Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Venâncio Aires, Itaara, Sapiranga e Porto Alegre. Os primeiros furtos foram cometidos na Capital, ainda em 2002, com 13 anos. Aos 17, já cometia roubos a residências e lojas. Ainda cometeu outros delitos como receptação, ameaça, desacato, furto e roubo de veículo, posse de entorpecentes e dano em tornozeleira. Segundo a BM, ele é especialista em cometer assaltos na chegada ou saída das pessoas de suas residências, levando dinheiro, pertences e até veículo.
No dia 1º de outubro, ele teria roubado dois revólveres e um celular de um homem de 35 anos em Rio Pardinho. Um dia antes, o criminoso usou um revólver cromado e, junto de um comparsa também armado, assaltou uma família na região do Bairro Universitário, quando chegava em casa. É suspeito de ter assaltado em setembro uma mulher em Linha João Alves. A vítima foi abordada quando estacionava o carro na frente de casa. Na ocasião, foram roubados diversos eletrodomésticos, eletrônicos e o carro da família.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade