Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAFRA

Área plantada com arroz diminui 19% na região

No momento, as principais áreas de cultivo de arroz da região estão em fase de preparativos das lavouras

A próxima safra de arroz do Rio Grande do Sul deve ser de ajustes em todas as regiões, inclusive no Vale do Rio Pardo. O reflexo direto será uma redução na quantidade de produto disponível no mercado. No momento, as principais áreas de cultivo da região estão em fase de preparativos das lavouras.

O Instituto Riograndense do Arroz (Irga) estima que em âmbito estadual a área plantada ficará 10% menor em relação à safra anterior, quando foram ocupados 957.185 hectares. No ciclo passado, a produção chegou a 7,7 milhões de toneladas.

LEIA TAMBÉM: Emater e Irga projetam recuperação da safra de verão na temporada 2022/2023

Publicidade

No Vale do Rio Pardo, porém, o corte deve ser ainda mais significativo nos 11 municípios produtores, chegando a 19,04% em termos de área. Na safra 2021/2022, foram 27.780 hectares e nesta, a estimativa é fechar em 22.490 hectares.

Avaliação

As variações têm explicação, afirma Ricardo Tatsch, chefe do 5º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, com sede em Rio Pardo. Segundo ele, da mesma forma que em outras atividades, os custos de produção representam um dos maiores entraves. Com gastos maiores, a renda dos agricultores acaba sendo impactada de forma signitficativa. “A expectativa é que a situação melhore, pois os preços atuais tornam inviável produzir arroz. O custo está maior do que a receita”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Conab estima safra de grãos em 271,4 milhões de toneladas neste ano

Publicidade

Diante desse cenário, Tatsch observa que está havendo uma migração para culturas mais rentáveis. Entre as preferidas para a transição, observa, estão a soja, o milho e a própria pecuária. No Estado, por exemplo, o avanço da oleaginosa foi de 20% em relação ao arroz.

Quanto ao abastecimento, no entanto, a área menor não deve ter grandes impactos. Isso porque as safras anteriores apresentaram resultados acima do esperado, o que deve proporcionar o suprimento necessário. O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de arroz do País e a colheita ocorre normalmente entre fevereiro e abril.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.