Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Alunos da rede municipal participam de capacitação em robótica

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Caroline Belegante, e Eduarda Santos estão otimistas com o desafio de robótica

Em preparação para o campeonato estadual de robótica, que ocorrerá em novembro em Santa Cruz do Sul, alunos de oito escolas da rede municipal já estão mobilizados. Promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), é a primeira vez que o evento acontece no município.

Nessa segunda-feira, 26, cerca de 80 estudantes da rede municipal estiveram no Centro Esportivo do Sesi, no Bairro Arroio Grande, para participarem de uma manhã de capacitação.

LEIA TAMBÉM: Projeto oferece capacitação na área de tecnologia para jovens

Publicidade

O secretário municipal de Educação, Wagner Machado, prestigiou o encontro. “A tecnologia precisa de pessoas, e vocês serão os próximos cérebros que vão pensar em tecnologia, por isso dá importância de se prepararem para isso”, comentou ele. Ainda segundo ele, está no o plano pedagógico do próximo ano a implantação da atividade de robótica, em todas as escolas de ensino fundamental. “Vamos fazer aquisição de materiais para que isso se concretize”, garantiu.

Cerca de 80 estudantes participaram de uma manhã de capacitação nessa segunda-feira, 26

Quem gostou de receber novas dicas foram as estudantes Caroline Belegante, de 14 anos, e Eduarda Santos, de 16. “Muito interessante aprendermos algo diferente, sem contar a convivência que a gente tem com outras pessoas, só traz benefícios para nós”, disse Eduarda. Alunas da Escola Municipal José Leopoldo Rauber, elas, inclusive, já definiram o nome da equipe: Engenheiros do Futuro, e estão sendo orientadas pelo professor Maicom John.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova projeto que regra berçário tecnológico em Santa Cruz

Publicidade

Também participaram estudantes das Emefs Guilherme Hildebrand, Frederico Assmann, Cardeal Leme, Guido Herberts, Leonel Brizola, Luiz Schroeder e Santuário.

Campeonato

O Torneio de Robótica First Lego League Challenge desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada temporada.

Neste ano o foco está no desenvolvimento de projetos ligados à energia, desafiando crianças e adolescentes a explorarem de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada, para pensar um futuro energético inovador.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Indústria aposta em inovação e tecnologia para encarar os desafios

Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.