Olá, pessoal! Tudo bem? Chegamos à primavera, nesta reta final de setembro, e a maioria das lavouras estão implantadas na região. Tabaco, milho, feijão e outras culturas de subsistência só precisam de dias mais ensolarados para seu desenvolvimento. Esta semana se iniciou com sol, e esperamos que os dias de frio agora fiquem para trás. Na vizinhança, já há muitos colhendo tabaco, o plantado mais no cedo, e os demais estão na expectativa de começar em breve.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: todas as culturas agrícolas à espera do sol
Qualidade de vida em menos de 4 hectares
Enquanto as plantações estão em desenvolvimento, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, aproveitamos para fazer visitas a propriedades da região. Nessa segunda-feira, 26, estivemos em Novo Cabrais e conversamos com o produtor Arcildo Lido Bredow, 54 anos, e seu filho Rodrigo, 19 (ambos comigo, na foto acima), na localidade de Linha Pfeiffer. Eles possuem área pequena, de menos de 4 hectares, mas dela retiram seu sustento, e com boa qualidade de vida. Sempre tiveram no tabaco uma fonte de renda: chegaram a plantar 30 mil, mas nesta safra reduziram a apenas 4 mil pés. Arcildo diz que é só para manter mesmo o contato com essa cultura, da qual gosta muito. Assim podem se dedicar melhor a culturas de subsistência. E o Rodrigo fez a opção de seguir nos estudos: cursou a Escola Agrícola e agora pretende fazer Agronomia.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cadeia produtiva trabalha para ampliar consumo do chimarrão
Colheita está a mil no interior de Candelária
Outra propriedade que visitamos nessa segunda-feira, 26, é a de Aceoli Moacir Rodrigues da Rosa e de sua esposa Ivania de Oliveira Cortes, em Faxinal dos Porto, interior de Candelária, na divisa com Novo Cabrais. Eles plantaram 45 mil pés de tabaco bem no cedo, e já estão envolvidos na colheita, por sinal com folhas de excelente qualidade, como se pode ver na foto acima. Seu plano é cultivar soja sobre essa mesma área, no verão. E ainda plantam 20 mil pés de tabaco em época normal. Diminuíram 15 mil pés em relação à safra anterior.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: a semana começou com mais umidade
Publicidade
E no próximo domingo temos eleições!
Não podemos esquecer que no próximo domingo teremos eleições! É preciso que todos tenham plena consciência de depositar seu voto em candidatos que, mais adiante, possam contribuir para melhorar nossa vida, e não dificultar ela ainda mais, inclusive através das leis que forem criadas e aprovadas. Que todos possam participar com seriedade desse importante exercício de cidadania, fundamental também para que haja mais qualidade de vida no campo.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: olho no horizonte e ouvido na previsão
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade