Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ECONOMIA

Banco Central mantém taxa de juros em 13,75%

Foto: Agência Brasil

O Banco Central interrompeu a sequência de altas da taxa básica de juros e manteve a Taxa Selic nos 13,75% ao ano. A decisão tomada nessa quarta-feira, 21, pelo COPOM, o Conselho de Política Monetária, reverteu o ciclo de 12 altas consecutivas que começou em março de 2021. Essa interrupção no movimento de subida tem a ver com a inflação. Como ela desacelerou nos últimos meses, principalmente pela queda dos preços dos combustíveis, o Copom avaliou que não seria necessário aumentar a Selic novamente, ainda que com o voto contrário de dois dos nove membros do Comitê, que votaram por um aumento da Selic de 0,25 ponto percentual. 

LEIA TAMBÉM: Banco Central comunica vazamento de dados de 137,3 mil chaves Pix

Por fim, o COPOM afirmou que não vai hesitar em retomar o ciclo de aumentos da Selic caso a inflação não se comporte como esperado. A taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação. Quando ela sobe, o crédito fica mais caro, o que tende a reduzir o consumo e o crescimento econômico. Já uma Selic baixa tende a incentivar o investimento e o consumo, aquecendo a economia.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.