Pressão
Apesar da pressão que recaiu sobre o governo Helena Hermany (PP) a partir das denúncias de assédio contra um ex-diretor na Saúde, a prefeita descarta afastar a secretária Daniela Dumke do cargo. A avaliação no Palacinho é de que Daniela desenvolveu um bom trabalho desde que assumiu, sobretudo na fase mais aguda da pandemia, e não seria justo tirá-la agora. Os rumos do caso no Ministério Público, porém, são incertos.
Oposição, sim
Uma semana depois de anunciar desembarque da base aliada, o vereador Daiton Mergen (MDB) deixou claro o alinhamento com a oposição ao mudar de lugar no plenário e se contrapor à bancada governista, na votação do projeto de lei que regulamentava a divulgação de informações sobre os contratos de aluguel da Prefeitura. No fim da semana, ingressou com uma emenda para modificar o polêmico projeto do líder de governo, Henrique Hermany (PP), que cria uma comissão de mediação de conflitos na Prefeitura.
De boa
A mesma votação também mostrou que, mesmo com a defecção na base, o governo mantém uma maioria tranquila na Câmara. Mesmo com um voto a menos, já que Bruna Molz (Republicanos) não estava no plenário, o projeto foi rejeitado com facilidade.
Publicidade
Doação liberada
O governo vai pedir a votação, na sessão de segunda-feira da Câmara, da proposta que regulamenta a doação de projetos à Prefeitura. A ideia é estimular situações como a da duplicação da BR-471, cujo projeto foi contratado pela Assemp e repassado ao Executivo. A avaliação é de que isso ajudaria a combater uma das principais dificuldades do poder público para viabilizar obras, que é justamente a falta de propostas.
Entrevista com candidatos
Após a série com os candidatos a governador, a Gazeta do Sul e a Rádio Gazeta 107,9 FM vão entrevistar os candidatos a senador pelo Rio Grande do Sul ao longo da semana que vem.
LEIA MAIS COLUNAS DE PEDRO GARCIA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!