Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Alerta

Primeiro mês de coleta seletiva em Santa Cruz teve volume abaixo do previsto

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Após 30 dias de coleta seletiva ampliada em Santa Cruz do Sul, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) fez uma avaliação sobre a eficácia do projeto, que atende mais de 20 bairros na cidade. O resultado, até o momento, foi preocupante.

O titular da pasta, Jaques Eisenberger, informou que, mesmo com toda a mobilização, somente cerca de 24 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas no primeiro mês. O volume é bem menor do que a projeção de alcançar o recolhimento de 300 toneladas mensais. “É uma situação que nos deixa bastante apreensivos e preocupados”, disse Eisenberger, à Rádio Gazeta.

LEIA MAIS: Bairros e horários: veja o roteiro com a ampliação da coleta seletiva em Santa Cruz

Publicidade

De acordo com o secretário, a expectativa era de um volume muito maior já neste primeiro mês. “Por isso, vamos promover mais ações para engajar a comunidade”, disse. A coleta seletiva é realizada pela empresa Conesul Soluções Ambientais, vencedora da licitação.

Conforme Eisenberger, houve muitos esforços para mobilizar a população no sentido de separar o lixo e depositar nas lixeiras no dia em que o caminhão passa para fazer o recolhimento. Ele explicou que, entre as ações, foram feitas reuniões com associações de bairros e clubes de serviços, houve a instalação de faixas publicitárias em pontos estratégicos da cidade, distribuição de material informativo aos moradores, ímãs de geladeira, e, inclusive, carros de som para orientar a população.

LEIA TAMBÉM

Saiba mais sobre a coleta seletiva

O mapa da coleta nos novos bairros foi dividido por setores, e o caminhão da Conesul faz o recolhimento dos resíduos uma vez por semana. Para que a população tome conhecimento da ampliação do serviço e faça o descarte correto dos resíduos sólidos, a Prefeitura colocou nas ruas uma grande campanha de conscientização, batizada de Coleta + Santa Cruz, com o slogan “Nossas atitudes criam um mundo sustentável”.

Publicidade

Na hora de fazer a separação, é importante saber que são considerados recicláveis papéis, plásticos, vidro, metais, latinhas, garrafas pet e papelão. Já na categoria de resíduos orgânicos e rejeitos estão restos de comida, erva-mate, papel higiênico e guardanapo. Mais informações sobre o serviço estão disponíveis no portal do Município.

LEIA TAMBÉM: Moradores reclamam da falta de recolhimento da coleta seletiva nos primeiros dias de ampliação

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.