Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

rio grande do sul

Projeções do Gabinete de Crise apontam tendência de queda nos óbitos por Covid-19 em outubro

Foto: Freepik.com

A reunião do Gabinete de Crise dessa quarta-feira, 14, coordenada pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, apresentou dados positivos em relação à Covid-19 no Rio Grande do Sul. Na última semana, houve redução de contaminações (29%), internações em UTIs (70 casos a menos), leitos clínicos (13,9%) e óbitos (30,4%). As projeções, conforme estudo do Comitê de Dados, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Saúde, também apontam uma tendência de queda nos óbitos para o mês de outubro.

Entretanto, o alerta para necessidade de reforço vacinal segue mantido pelos gestores públicos estaduais. “É inegável que vivemos um momento favorável, com números cada vez mais baixos em relação a contaminação e óbitos por Covid-19. Porém, não podemos relaxar. Estar com a vacina em dia é fundamental para que o cenário siga assim e melhore ainda mais”, alertou Ranolfo.

LEIA TAMBÉM: STF mantém compensação a profissional de saúde incapacitado por Covid-19

Publicidade

Outro tópico levado em conta pelos técnicos, e que torna o cenário positivo a curto prazo, é que, diferente de outros momentos da pandemia, as novas variantes de Covid-19 não estão causando aumento expressivo de contaminações em outras partes do mundo. “Os dados indicam que a preocupação com novas ondas exponenciais de contágio em um curto espaço de tempo é baixa. Mesmo assim, seguiremos acompanhando todos os cenários possíveis e atualizando os relatórios sobre a situação da Covid-19. Essa postura contribui para a qualificação das políticas sanitárias no Rio Grande do Sul”, comentou o coordenador do GT Saúde e diretor do Departamento de Economia da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Pedro Zuanazzi. 

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, analisa a possibilidade de realizar uma campanha educativa, ainda sem data definida, para alertar sobre a necessidade da imunização de adultos que não tomaram a segunda ou terceira dose da vacina contra o coronavírus. “Os bons números que divulgamos hoje estão ligados ao trabalho de conscientização realizado lá atrás, quando foi ressaltado que a vacina salva vidas. Por isso, devemos alertar mais uma vez sobre a importância da segunda e terceira dose”, afirmou. 

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.