A reposição hormonal masculina é um tratamento baseado na reposição da testosterona para homens, que apresentam níveis baixos desse hormônio e que pode decair por diversos fatores, como problemas de saúde, estresse psicológico, medicamentos ou como consequência natural do envelhecimento. “Com o envelhecimento da população masculina, assim como acontece com as mulheres, acontece uma diminuição na produção de hormônios. No caso dos homens, a testosterona”, afirma o médico urologista Eduardo Bauer Gröhs.
De acordo com ele, a deficiência de testosterona (DT) ou hipogonadismo em homens adultos é uma síndrome clínica e bioquímica associada à baixa concentração desse hormônio, que pode afetar negativamente as funções de múltiplos órgãos e a qualidade de vida. Os sinais e sintomas podem ser divididos em sexuais e não sexuais.
“As principais queixas se caracterizam pela diminuição do desejo sexual, irritabilidade, aumento da gordura abdominal, diminuição da ereção matinal, diminuição da massa e força musculares, reduzindo a disposição para a realização de atividade física e estão relacionadas ao distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (Daem)”, afirma o médico. O Daem é um distúrbio caracterizado pela diminuição da produção de testosterona causada pelo envelhecimento.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Varíola dos macacos: RS tem 118 casos confirmados da doença
Benefícios
De forma geral, os benefícios da reposição hormonal masculina consistem na redução dos sintomas que envolvem questões físicas, sexuais e psicológicas. Por meio desse tratamento, o homem consegue ter uma vida normal, sem perceber que está com uma disfunção hormonal. Então, não haverá problema para ter ou manter uma ereção, a libido voltará ao normal, a força será recuperada e o cansaço constante passará. Mas esses benefícios só serão verdadeiros se o paciente realmente precisar dessa suplementação e não tiver qualquer contraindicação.
Gröhs alerta que a reposição hormonal não deve ser feita indiscriminadamente. “O tratamento deve ser reservado para as pessoas que têm necessidade da reposição. Deve ser feito obedecendo a critérios e indicado por médico, pois oferece alguns riscos como problemas de coagulação e de neoplasias hepáticas. Além disso, pode causar infertilidade permanente nos jovens que não necessitam de reposição.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Setembro amarelo: fique atento a sinais que antecedem suicídio
A testosterona é necessária para:
Desenvolvimento e funções sexuais masculinas normais
- Para desenvolver pelos faciais e voz mais grave nos homens
- Para dar força muscular
- Para os homens produzirem esperma
- Para a libido
Gröhs afirma que o principal objetivo da reposição hormonal masculina é normalizar os níveis de testosterona na corrente sanguínea, promovendo um alívio de sintomas e melhora na qualidade de vida do paciente. Antes de qualquer coisa, é necessário analisar os sinais e sintomas do paciente e solicitar a dosagem da testosterona no sangue para diagnosticar o distúrbio.
LEIA TAMBÉM: Sancionada lei que desobriga autorização do cônjuge para laqueadura
Publicidade
Qual o tratamento para o Daem?
Mudanças na saúde, como perder peso e se exercitar mais, provavelmente irão elevar seus níveis de testosterona. Após o diagnóstico e determinação das causas, o médico decidirá qual o tratamento adequado. Os objetivos da terapia de reposição hormonal são:
- Melhora do bem-estar e desempenho mental e físico
- Efeitos positivos sobre o humor
- Autoestima e vitalidade geral
- Aumento da massa e força muscular, diminuindo a gordura
- Melhora da libido e das ereções
LEIA MAIS SOBRE SÁUDE E BEM ESTAR
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade