Faltando pouco menos de um mês para o primeiro dia da 37ª Oktoberfest, Santa Cruz do Sul já sente o impacto que a Festa da Alegria gera no município e em todo o Vale do Rio Pardo. Nos fins de semana de evento, hotéis de Santa Cruz já registram lotação e a Comissão Organizadora está incentivando que moradores do município disponibilizem suas casas, apartamentos ou até mesmo quartos para a acomodação dos turistas. Neste ano, a Oktoberfest ocorrerá de 6 a 9, de 11 a 16 e de 20 a 23 de outubro.
LEIA MAIS: Venda de ingressos para a 37ª Oktoberfest é liberada; veja valores e horários
A expectativa é de que esta edição da festa receba 500 mil pessoas. Toda movimentação na rede hoteleira causa também impacto econômico no município. “As pessoas não querem pegar o carro e dirigir na volta, e a gente nem incentiva isso, porque é uma festa que tem bebida alcoólica. As pessoas se hospedam e acabam passando o fim de semana na cidade, fazendo girar todo o comércio”, observa a presidente da 37ª Oktoberfest, Roberta Pereira.
Publicidade
Conforme Roberta, a lotação nos hotéis foi uma surpresa para a organização e, ao mesmo tempo, uma alegria, pois mostra o sucesso que será essa Festa da Alegria. “Estamos superfelizes porque isso é reflexo de um trabalho de divulgação dos eventos e de toda a programação cultural. Claro que os turistas vêm muito pelos shows, mas também para curtir as demais atrações, os desfiles temáticos… É um indicativo de sucesso, as pessoas estão com vontade de participar e se anteciparam”, salienta.
A Comissão Organizadora sugere a quem busca por hospedagem e a quem pretende disponibilizar quartos ou imóveis que procurem a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). O contato é o (51) 3715 6844.
LEIA MAIS: 37ª Oktoberfest terá horários com entrada gratuita em todos os dias
Publicidade
Clima de entusiasmo nos hotéis de Santa Cruz
O Aquarius Hotel Flat, de Santa Cruz, já não tem mais disponibilidade para os primeiros fins de semana de Oktoberfest, mas para o terceiro ainda há alguns quartos disponíveis. Segundo a gerente Paula Kling Rodrigues, a Festa da Alegria sempre movimenta a rede hoteleira. “Quando vem o lançamento dos shows, a venda já começa a acontecer em grande escala e o pessoal já começa a se programar. Isso sempre se repete.”
Segundo a gerente, no período da Oktoberfest, o Aquarius é decorado e atividades alusivas ao evento germânico são realizadas no hotel. “Preparamos alguns dias com chope e cuca, para degustação”, informa Paula.
Com aproximadamente 30 anos de história, o Hotel Águas Claras, de Santa Cruz, passou por muitas edições da Oktoberfest. Neste ano, não será diferente, e o local estará decorado para receber os visitantes. Conforme o gerente Sidnei Kanitz, ainda é possível fazer alguns encaixes no primeiro e no terceiro finais de semana de festa, mas o segundo já registrou lotação. “Em todas as edições, o fim de semana que tem algum show de nome é sempre o que tem mais procura”, menciona.
Publicidade
LEIA MAIS: Menor de idade pode entrar sozinho na Oktober? Veja regras para o acesso de crianças e adolescentes
Aplicativo é alternativa
O aplicativo Airbnb, empresa que opera no mercado online de hospedagem, com aluguéis por temporada, é uma alternativa que vem sendo muito utilizada e procurada para a Oktoberfest. A nutricionista Ligia Beatriz da Costa é natural de Santa Cruz, mas atualmente mora em Santa Maria. Por isso, a casa, que é da mãe dela e está localizada perto da Unisc, está desocupada.
Recentemente, Ligia resolveu disponibilizar o imóvel, que acomoda bem cinco pessoas, no aplicativo. “É a primeira experiência. Meu enteado estava morando ali, mas ele voltou para Santa Maria e por isso resolvemos colocar para alugar. Foi um espanto, porque de quinta para sexta já teve seis procuras”, conta.
Publicidade
O fim de semana do show da dupla Henrique e Juliano, segundo Ligia, foi o mais disputado. “Quatro reservas já confirmaram nos fins de semana. Durante a semana, ainda tem algumas vagas”, complementa.
LEIA MAIS: 37ª Oktoberfest se prepara para receber 500 mil visitantes
Na região
A Oktoberfest também impacta os hotéis da região. No Hotel Dal Molin, de Vera Cruz, a procura é boa, principalmente no segundo final de semana de evento. O hotel, que está localizado no centro da cidade, ainda possui apartamentos.
Publicidade
No Hotel Guest, em Venâncio Aires, também há quartos disponíveis para reserva. De acordo com o atendimento do estabelecimento, a Oktober acaba movimentando o local também, principalmente devido à lotação em Santa Cruz.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!