Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BEM-ESTAR

Atividade terapêutica chinesa alivia problemas de hipertensão e auxilia na prevenção de doenças

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Prática é oferecida todas as quintas-feiras para moradores do Bairro Santo Inácio que estão referenciados na UBS Verena

Eram 8h15 da manhã e as novas amigas das quintas-feiras já estavam chegando para mais uma atividade no salão da Igreja Santo Inácio, no bairro de mesmo nome. Ambas têm a mesma idade, 69 anos, compartilham o mesmo nome, Maria, e nunca se atrasam porque a primeira atividade do encontro é sagrada para elas: o momento da oração, para depois se alongarem e se exercitarem com uma trilha musical ao fundo.

Amigas Maria Helff e Maria Nunes testemunham a melhora no corpo e na mente | Foto: Luiz Fernando Bertuol

Maria Cleusa Helff e Maria Teresinha Nunes começam a manhã orando e uma hora depois voltam para casa, com o corpo e a mente, segundo elas, melhores do que quando chegaram. “O exercício físico é o remédio da pessoa de idade”, resume Maria Helff. Iniciada em fevereiro deste ano, a atividade terapêutica chinesa de Lian Gong para moradores do Bairro Santo Inácio, e referenciados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Verena, atende cerca de 35 usuários todas as quintas-feiras, com encontros de uma hora.

LEIA TAMBÉM: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: CVV realiza ação neste sábado

Publicidade

Coordenada por uma agente comunitária de saúde capacitada para a função, a atividade faz parte do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), instituído pela prefeita Helena Hermany por meio de decreto em abril deste ano. A medida regulamenta a aplicabilidade das Pics de forma permanente, nas unidades de saúde do município. Esse é o caso da Lian Gong, em que as duas Marias não deixam de ir uma vez por semana. “Minha pressão parou de subir depois que comecei aqui”, comemora Helff.

Prefeita Helena Hermany e vice Elstor Desbessell conversaram com participantes | Foto: Luiz Fernando Bertuol

Nesta semana, a prefeita Helena Hermany e o vice-prefeito Elstor Desbessell foram conversar com os participantes e acompanhar a atividade. “Parabéns a vocês que cuidam da saúde. Esses encontros com certeza servem para prevenir possíveis problemas de saúde, porque aqui vocês cuidam do espírito, do corpo, sem contar os benefícios que a convivência com amigos traz”, disse a prefeita.

LEIA TAMBÉM: Varíola dos macacos: RS tem 118 casos confirmados da doença

Publicidade

A Secretaria de Saúde dispõe de nove grupos, contemplando cerca de 200 pessoas semanalmente. Oferecem as Pics, além da UBS Verena, a do Avenida e a Farroupilha, mais as ESFs Arroio Grande, Ingo Ebert, Pinheiral, Senai e Faxinal, e o Centro Municipal de Referência ao Idoso. Na ESF Linha Santa Cruz, começará na próxima sexta-feira,16.

Outras unidades de saúde contarão com a atividade

A secretária de Saúde, Daniela Dumke, explica que as Pics não substituem as prescrições médicas. “São práticas integrativas, e elas não substituem os tratamentos prescritos pelos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e demais profissionais que atendem os pacientes. Porém, como o próprio nome diz, são complementares, para auxiliar na prevenção e melhora da saúde”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Baixa adesão leva Saúde a prorrogar Campanha de Vacinação contra a pólio

Publicidade

A coordenadora do programa municipal, Fabiana Acosta de Andrade, disse que há previsão de início das atividades em outras unidades de saúde. Nas ESFs Bom Jesus e Gaspar Bartholomay, começarão neste mês oficinas de saúde mental, de música com meditação, e Reiki. Já na ESF Rauber serão oferecidas oficinas em saúde mental com confecção de mandalas terapêuticas. Também estão previstas para Monte Alverne, na ESF Pedro Eggler, sem data definida. E ainda neste ano, na sede do Programa Municipal das Pics, na Rua Tiradentes, 210, terão início dois grupos de Dança Circular.

Ainda segundo ela, o objetivo para o próximo ano é capacitar mais profissionais em Lian Gong, Tai Chi Chuan, Reiki e também em meditação e práticas de respiração. Em 2023, será oferecida qualificação para profissionais em auriculoterapia. É uma técnica derivada da acupuntura que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar problemas físicos, mentais e até emocionais. O objetivo é ofertar a terapia em todas as unidades de atenção primária em Santa Cruz. Mais informações sobre o Programa Municipal das Pics podem ser obtidas pelo número (51) 2109 9347.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.