Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BICHO MANIA

Confira dicas importantes para manter a saúde dos pets em dia

Foto: Kat Jayne / Pexels

Quem trabalha na área sabe que a medicina veterinária pode se antecipar para prevenir doenças em cães, gatos e outros bichos. É justamente por meio dessa antecipação que se pode evitar o adoecimento de animais com a deteccão precoce de enfermidades graves, que exigem acompanhamento ou tratamento urgente.

“É o que conhecemos como medicina veterinária preventiva, que consiste em cuidados tomados a fim de evitar doenças nos nossos bichinhos. Infelizmente há um grande número de animais que vêmm a óbito por doenças que podem ser evitadas”, afirma Pâmela Franco Weber, veterinária da MS Sul Bichos.

Pâmela Franco Weber, veterinária da MS Sul Bichos | Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM: Bicho Mania: a amizade entre Mickey e Noah é exemplo de carinho

Publicidade

De acordo com ela, o médico-veterinário tem o papel de avaliar o estilo de vida do paciente, determinar as necessidades e orientar quanto a medidas preventivas de saúde. “As doenças podem ser causadas por fatores ambientais, agentes patogênicos, estilo de vida e predisposição genética. Com ações tomadas antecipadamente, conseguimos exercer uma medicina veterinária preventiva eficiente”, acrescenta.

Para evitar problemas futuros

Na medicina veterinária, as principais ferramentas utilizadas preventivamente para prevenir problemas são:

Vacinação: é o método mais eficaz para prevenir certas doenças infectocontagiosas. Algumas delas podem inclusive acometer os seres humanos, as chamadas zoonoses.

Publicidade

Alimentação de qualidade e estilo de vida: uma dieta equilibrada associada à atividade física, como passeios realizados regularmente, diminui a incidência de doenças relacionadas à obesidade,
por exemplo.

Medicamentos preventivos: parasitas são frequentes causadores de doenças em cães e gatos. Algumas delas podem ser gravíssimas, como as hemoparasitoses (doenças do carrapato) e a leishmaniose (transmitida pela picada do mosquito-palha). Essas enfermidades podem ser evitadas com o uso de medicamentos e produtos que façam a prevenção contra seus causadores.

Castração: ajuda a prevenir doenças do sistema reprodutivo em cães e gatos, inclusive situações graves como o câncer de mama.

Publicidade

Check-ups regulares: exames de rotina ajudam a identificar doenças em sua fase inicial, facilitando o tratamento e possibilitando um melhor prognóstico. “Através dessas medidas, conseguimos evitar muitos problemas de saúde em nossos pets. Além disso, a prevenção é mais barata que os tratamentos curativos”, conclui Pâmela.

LEIA TAMBÉM: Faixa de pedestre ganha patinhas de cachorro como alerta para cuidado com os animais

Pelos mais bonitos

Ser responsável por um cão é uma tarefa divertida e prazerosa, pois não há nada melhor que cuidar de alguém que lhe oferecerá seu amor e carinho. Porém, os tutores de pets com pelos longos sabem que esses bichinhos precisam de cuidados para manter a aparência sempre bonita.
Algumas raças que possuem pelagem longa ou aquelas que soltam muitos pelos necessitam de atenção, diferentemente das que têm um pelo consideravelmente mais fácil de ser tratado. Confira algumas dicas para mantê-los bem cuidados.

Publicidade

Escove diariamente

A escovação diária evita a formação de nós e deixa-os desembaraçado, evitando dor e desconforto. Além disso, escovar os pelos evita que o seu excesso se espalhe por sua casa.

Higiene frequente

Para pelos longos, recomenda-se que os banhos ocorram semanalmente, de preferência com profissionais. Se for dar os banhos em casa, certifique-se de utilizar produtos de qualidade, específicos para o seu bichinho e que garantam hidratação.

Cuidado de dentro para fora

A saúde e a alimentação dos pets estão ligadas à saúde dos pelos. Oferecer alimentação que contenha nutrientes necessários é fundamental.

Publicidade

Atenção aos sinais

Observar o seu pet é importante para perceber possíveis problemas. Verifique sempre se eles estão opacos ou brilhosos, se estão caindo em excesso e, na hora da escovação, analise o corpinho do seu amigo para ver se não há feridas ou machucados. Se ele estiver se coçando em excesso, pode ser um sinal de pulgas ou carrapatos, então fique atento.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.