O secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Régis de Oliveira Júnior, anunciou na tarde desta sexta-feira, 27, uma parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que irá possibilitar que os testes para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, sejam realizados no próprio município. Segundo ele, a Prefeitura irá investir cerca de R$ 400 mil para a aquisição de 5 mil testes.
Conforme o secretário, a Unisc possui um laboratório capaz de realizar essa testagem. Além disso, para a leitura do DNA, a empresa ProfiGen do Brasil fará o empréstimo temporário de um equipamento capaz de realizar essa coleta de informações. A expectativa é que a realização dos testes em Santa Cruz inicie em 15 dias.
LEIA MAIS: ÁUDIO: Telmo Kirst mantém decreto municipal de distanciamento social
Publicidade
Com a aquisição do kit de testes, o município terá capacidade para realizar de 50 a 100 testes por dia, o que deve agilizar no diagnóstico. “O investimento é feito pela Prefeitura e, em contrapartida, a universidade irá disponibilizar os professores e estudantes que já estão se organizando para fazer os exames”, explica Régis.
A presidente da Apesc e reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer anunciou outras iniciativas tomadas a fim de combater a disseminação e o contágio do coronavírus. Uma delas é a confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras e jalecos. A produção já está sendo organizada por pesquisadores, professores, engenheiros, mestrandos e bolsistas da universidade.
LEIA MAIS: Decreto determina fechamento de estabelecimentos comerciais em Santa Cruz do Sul
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade