A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais escolheu, em reunião on-line realizada nessa segunda-feira, 5, Marte Um, como o filme brasileiro que representará o país na cerimônia do Oscar 2023. O longa vai disputar uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional na 95ª edição do evento, que esta marcada para o dia 12 de março de 2023.
O filme foi destaque no 50° Festival de Cinema de Gramado, ganhando o prêmio de Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri. Antes de ser escolhido estava entre outros cinco candidatos para a vaga da disputa: A mãe, de Cristiano Burlan, A viagem de Pedro, de Laís Bodanzky, Carvão, de Carolina Markowicz, Pacificado, de Paxton Winters, e Paloma, de Marcelo Gomes.
LEIA MAIS: Seis filmes brasileiros são pré-selecionados para concorrer ao Oscar 2023
Publicidade
Marte um, dirigido e escrito por Gabriel Martins, produzido pela Filmes de Plástico e pelo canal Brasil, estreou no Festival de Sundance, em janeiro deste ano. No entanto, só chegou as cinemas brasileiros em 25 de agosto, após ter destaque no Festival de Cinema de Gramado. A trama do filme conta a história da família Martins, que vive na periferia de Contagem, em Minas Gerais. O longa relata a busca pela realização dos sonhos dos quatro integrantes da família, Deivid, o caçula da família, Wellington, o pai, Tércia, a matriarca e Eunice, a filha mais velha do casal.
Assista o trailer do filme:
LEIA TAMBÉM: Filmes de streaming não vão concorrer ao Oscar no ano que vem
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade