Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ZÉ BOROWSKY

Memória: Santa Cruz comemorou centenário da Independência com três dias de festas

Hora cívica, em 1922, marcou as festividades dos 100 anos em Santa Cruz do Sul

No feriado desta quarta-feira, 7, o Brasil comemora os 200 anos da independência. Em 1922, Santa Cruz realizou três dias de festas para marcar os 100 anos do ato histórico promovido por D. Pedro I.
A abertura foi em 7 de setembro de 1922, quando a população foi acordada com as sirenes das fábricas, salva de 21 tiros de morteiros e hasteamento das bandeiras em frente ao prédio da Intendência (Palacinho). A missa, que seria realizada no campo da Várzea (atual Parque da Oktoberfest), foi transferida para a Matriz devido à chuva.

Ainda no dia 7, às 15 horas, ocorreu hora cívica na escadaria da Intendência. Na ocasião, o intendente Gaspar Bartholomay fez o lançamento da pedra fundamental do futuro Monumento à Liberdade. Ele foi erguido na frente do Paço Municipal e inaugurado em 1924. O grande público que prestigiou o ato permaneceu no Centro e, ao entardecer, acompanhou o acendimento da luzes do Palacinho, que foi feericamente iluminado com 300 lâmpadas de 32 e 50 watts.

Os Arcos do Triunfo, na Rua da República (hoje Floriano), foram uma atração

A população também se encantou com os Arcos do Triunfo que foram colocados em vários pontos da Rua da República, enfeitados com ramos verdes. No dia 8, sexta-feira, foram realizados os Jogos da Independência em várias modalidades. À noite, houve cinema ao ar livre, acompanhado de orquestra. Na manhã seguinte, foram inauguradas a Praça da Independência e a Avenida Independência, que liga a cidade com entrada Rio Pardinho.

Publicidade

As comemorações foram encerradas na tarde de sábado (dia 9) com a Batalha das Flores. A brincadeira, de origem francesa, foi realizada na rua principal. Os blocos desfilaram em várias carruagens e carros ornamentados. Os participantes jogavam flores e pequenos ramalhetes uns nos outros e no público, que respondia com aplausos e também jogando flores. 

Fonte: livro de João B. de Menezes

LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.