Uma conquista emocionante nas pistas e nos boxes. Felipe Lapenna deixou a pole escapar por cinco milésimos de segundo no sábado, mas fez uma corrida irrepreensível no domingo, 4, e alcançou a primeira vitória da sua carreira. Para além disso, foi ainda a primeira vitória de uma equipe de Stock Car chefiada por uma mulher. Bárbara Rodrigues, a Babi, assumiu a Hot Car após a morte de seu pai, Amadeu Rodrigues, em um acidente em 2020, e foi tão celebrada quanto Felipe, jogada para o alto num momento de muita emoção na oitava etapa da temporada, segunda do Velocittà, em Mogi Guaçu, São Paulo.
“A Babi é uma batalhadora, ninguém sabe o que a gente passa para estar aqui, ninguém sabe a dificuldade. Mas a gente está mostrando na pista o nosso desempenho. Quero agradecer a todo mundo que está torcendo pela gente”, disse Lapenna após o pódio. Na segunda corrida do dia, a festa foi do tricampeão Ricardo Maurício. O dia na Stock Car foi, portanto, de equilíbrio perfeito entre experiência e primeiras vezes. A Stock Car volta no dia 25 de setembro, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Gabriel Casagrande lidera com 220 pontos, Daniel Serra soma 202 e Matías Rossi é o terceiro na classificação geral, com 198 pontos.
Punições tiram o brilho da etapa no Vellocittà
As polêmicas da Stock começaram no sábado, quando Bruno Baptista e Ricardo Zonta fizeram a primeira fila em Mogi Guaçu e foram tirados de lá após avaliação dos comissários, que julgaram irregulares os para-choques dos carros da RCM Motorsport ainda no começo da noite. O domingo veio e, minutos antes da largada acontecer, o STJD foi acionado e voltou tudo como era antes, tirando o doce da boca de Lapenna, que seria pole-position pela segunda vez consecutiva – embora a categoria tenha punido o piloto da Hot Car por excesso de velocidade nos boxes em Interlagos, ele não ter de fato saído em primeiro, mas ter ficado com os dois pontos pelo feito.
É aí que um personagem entra em cena: Julian Santero. O argentino estreara na Stock Car pela Full Time e fazia um fim de semana irrepreensível, incomodando os líderes e com um ritmo melhor que eles. Originalmente, o resultado de pista foi um quinto e um segundo lugar, um pódio logo no primeiro contato com um carro desconhecido. Mas incríveis 45s de punição – 40s por queima de largada nas duas corridas e mais 5s por ser considerado culpado em toque com Gabriel Casagrande – jogou por terra um desempenho brilhante, quem sabe até que trouxesse mais um estrangeiro para os próximos anos.
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