As amigas Larisse Nair Bartz e Marlise Gertrudes Wunderlich, moradoras da localidade Rio Pardinho, aproveitaram o tempo bom do sábado para ampliar conhecimento e ver a beleza dos exemplares apresentados na 50ª Exposição Regional de Orquídeas. Claro que também garantiram algumas plantas novas para fazer companhia às que já têm em suas casas.
LEIA MAIS: Aposentada soma 20 anos de cuidados com orquídeas
“A gente ainda está começando, mas já tem algumas muito bonitas. Acabamos usando para presentear as amigas”, conta Marlise. Ambas, após fazer as compras das variedades que mais lhes interessaram, voltaram ao Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest para ver as vencedoras dessa edição, além das que estiveram em exposição durante o fim de semana.
Publicidade
E não foi uma tarefa rápida. Afinal, o espaço estava tomado pelas mais diferentes variedades de orquídeas. Foram expostas 702, integrando o portfólio de 92 orquidófilos de municípios como Cachoeira do Sul, Montenegro, Três Coroas, Osório, Caxias do Sul, Garibaldi, Vera Cruz, Lajeado, Venâncio Aires e Marques de Souza, além de Santa Cruz do Sul.
LEIA TAMBÉM: Pandemia e isolamento aumentam procura por cultivo de plantas em casa; veja dicas
Essas eram somente para exposição, mas outros milhares de exemplares estavam disponíveis para compra, como aproveitaram as amigas Larisse e Marlise. Foram inscritos cinco vendedores, que ocuparam boa parte do espaço com cerca de 2 mil plantas cada. Eles são de Farroupilha, Caxias do Sul, Osório, Venâncio Aires e Feliz.
Publicidade
Presidente da entidade promotora, Ricardo Lindermann conta que não é possível precisar o público que circulou no pavilhão no fim de semana, mas milhares costumam participar. Eles chegam em grupos de amigos em veículos menores ou em excursões, com grandes ônibus. “Tivemos a parceria da Prefeitura para a realização desse evento. Eles sempre são muito solícitos”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Como manter a beleza das plantas nos dias mais frios
Competição de orquídeas
Enquanto muitos queriam garantir seus exemplares, outros estavam apenas por ver as cores vivas, os formatos exclusivos e a grande quantidade de orquídeas. Entre esses dois grupos, encontravam-se aquelas pessoas que cultivam a planta com o objetivo de aprimorar a genética e participar da competição, que escolhe as mais destacadas em cada variedade. Uma das grandes vitoriosas foi a Cattleya intermedia, de Três Coroas. Ela ficou em primeiro lugar nesse tipo, que é endêmico do Rio Grande do Sul. “É uma planta típica do nosso Estado. Claro que foi sendo aperfeiçoada com o tempo”, enfatiza Lindermann.
Publicidade
A Exposição Regional de Orquídeas ocorre em duas datas no ano em Santa Cruz do Sul. Isso porque as plantas florescem em diferentes épocas. Assim, todas podem ser avaliadas e passar pelas comissões julgadoras. A organização é da associação, que foi fundada em 1951.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade