Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANEAMENTO

Santa Cruz do Sul tem nova resolução quanto ao esgoto; veja o que muda

Foto: Lula Helfer/Banco de Imagens

A Corsan passará a comunicar os proprietários de residências onde não há rede de esgoto de que realizará a limpeza das fossas,

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz do Sul (Agerst) emitiu um alerta sobre a obrigatoriedade da limpeza de fossas sépticas conforme prevê a lei federal 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento. Todo cidadão que não tiver a rede coletora de esgoto disponível em frente à sua casa precisará adotar a limpeza como medida periódica.

Desde 29 de junho deste ano, com a publicação da resolução 44/2022 pela Agerst, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) ficou autorizada a utilizar o sistema SoluTrat para limpeza das fossas domésticas. A Corsan passará a comunicar os proprietários de residências onde não há rede de esgoto de que realizará a limpeza das fossas, em data a ser agendada.

LEIA TAMBÉM: Em reunião, vereadores cobram solução para alto custo de conexão à rede de esgoto

Publicidade

É importante que o proprietário verifique onde está instalada a fossa de sua casa e se existem aberturas adequadas para inspeção e limpeza, assim como o acesso da mangueira que fará a sucção dos resíduos. São de responsabilidade do proprietário a adequação do equipamento e a criação do acesso.

A Corsan vai gerenciar as áreas que receberão o serviço SoluTrat. Assim como a taxa de esgoto é cobrada de quem já efetuou a ligação de sua casa à rede de esgoto, a taxa de disponibilidade é cobrada dos que não ligaram. A coleta programada também terá um custo, que será parcelado ao longo do ano e será cobrado junto com a conta de água.

Presidente da Agerst, Ernani Baier explica que não havia uma resolução sobre o assunto. “Faltava uma normativa para orientar a questão do esgotamento sanitário. Com isso, teremos condições para que o sistema seja implantado”, afirma. Conforme Baier, a Corsan e a Prefeitura devem estabelecer quais bairros irão receber o serviço e em quais períodos. A relatoria da matéria foi do conselheiro Astor José Grüner.

Publicidade

LEIA MAIS: Agerst abre consulta pública para regulamentar serviço de limpeza de fossas sépticas

Sistema de tratamento

As fossas sépticas são projetadas pelos engenheiros e arquitetos com uma capacidade útil de realizar o tratamento do esgoto durante um ano, em média. Após esse período, os dejetos são lançados diretamente na rede pluvial, o que ocasiona mau cheiro e poluição.

Fazer a limpeza periódica da fossa é um fator de respeito à natureza e ao meio ambiente. O tratamento inadequado do esgoto pode provocar doenças. Conforme a lei federal 14.026, de 15 de julho de 2020, 90% das residências devem ter coleta e tratamento de esgoto até 2033. Santa Cruz conta com menos de 30% de redes de coleta de esgoto.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.