Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NA CADEIA

Operação Cúpula prende braço direto de Chapolin na região

Cássio foi preso na Operação Cúpula | Foto: Divulgação

O braço direito de Chapolin, líder da Facção Os Manos em Santa Cruz do Sul e que comanda o tráfico de drogas na região, foi preso na manhã desta sexta-feira, 18, em uma operação da Polícia Civil, que contou com apoio de 70 policiais e 20 viaturas. Cássio Alves, de 30 anos, foi um dos 12 presos na Operação Cúpula. Até o momento, dez pessoas foram capturadas em Santa Cruz e outras duas foram presas em Vera Cruz. Ao todo a polícia cumpre 20 mandados de prisão, seis deles são de pessoas que já estão presas.

Esta é a primeira grande operação no interior do Estado após a posse do novo governador no início do mês. A ação no Vale do Rio Pardo foi coordenada pelo delegado Paulo César Schirmann, titular da delegacia de Vera Cruz. Também participaram da operação desta manhã o delegado regional Luciano Menezes, o subchefe da Polícia Civil do Estado, delegado Fabio Mota Lopes, e o chefe do Denarc, delegado Vladimir Peukert Urach.

LEIA MAIS: Quem é o principal preso na Operação Cúpula

Publicidade

As investigações

A ação deflagrada nesta sexta teve as investigações iniciadas há cerca de seis meses pela Polícia Civil de Vera Cruz, a partir de uma tentativa em Vera Cruz, vinculada ao tráfico de drogas, em maio de 2018. Na ocasião, Everton Almeida da Cruz, natural de Paulo Afonso (BA), também conhecido como ‘Baiano’, de 29 anos, foi atingido por cinco disparos de arma de fogo na Rua Tiradentes

Dois meses depois, em 12 de julho, a polícia prendeu Jeferson Henrique da Silveira, o Rique. Ele estaria com a pistola calibre 45 usada no crime contra Baiano. A partir desta prisão, a polícia conseguiu evitar outros quatro homicídios que estariam sendo planejados. Rique também é um dos principais envolvidos com o tráfico na região, responsável por tratar diretamente com os traficantes. O grupo é composto ainda por Claudio Mendes Pacheco, o Toquinho, que está preso na Penintenciária Estadual do Jacuí (PEJ).

Seis dos investigados pela Operação Cúpula já estão presos. O líder do grupo criminoso, Antônio Marco Braga Campos, o Chapolin, segue comandando as atividades na região mesmo estando preso em Mossoró no Rio Grande do Norte. Um dos mandados de prisão da ação desta manhã era para ele. 

Publicidade


Quem é o amigo de Chapolin

Os agentes prenderam o braço direito de Chapolin em um triplex de luxo avaliado em cerca de R$ 1 milhão, no Bairro Avenida, em Santa Cruz do Sul. De acordo com os delegados, Cássio Alves lidava com o dinheiro da facção, e seria o operador financeiro da organização criminosa. Ele, inclusive, fazia a lavagem de dinheiro e era de extrema importância para o grupo. O nome da ação desta manhã, Cúpula, se refere às prisões feitas em um nível superior do tráfico, nos chefes do esquema, e não apenas nos pequenos traficantes.

Segundo o delegado regional Luciano Menezes, Alves passou anos presos em decorrência de crimes contra o patrimônio. Foi aí que fez amizade com Chapolin. Em setembro, ele foi alvo de uma investigação do Denarc, ocasião em um carro blindado que seria de Alves foi apreendido. Ele diz ser empresário de jogadores de futebol e proprietário de uma distribuidora de bebidas, local onde aconteceriam as negociações do tráfico.

O rendimento da venda de drogas em Santa Cruz do Sul é avaliado pela Polícia Civil em cerca de R$ 200 mil por semana somente no Bairro Bom Jesus. Os agentes investigam cerca de 40 homicídios vinculados à disputa por espaço de tráfico, que hoje é dominada pela facção Os Manos.

Publicidade

A reportagem do Portal Gaz entrou em contato com o advogado de Alves, mas ele preferiu não se pronunciar até ter conhecimento do inquérito.

Avaliação

De acordo com o subchefe da Polícia Civil do Estado, delegado Fabio Mota Lopes, a organização criminosa atua fortemente no Vale dos Sinos, mas tem uma ramificação em Santa Cruz. “O êxito desta investigação é não atacar o pequeno traficante e sim os líderes desta associação. O tráfico é o motivador para a maioria dos homicídios que temos no Estado. Cada vez mais a Polícia Civil vai combater essas organizações, não só na prisão desses indivíduos, mas pensando na desestabilização da facção, com sequesto de bens para enfraquecer e descapitalizar o crime organizado”, explicou.

Os presos

Foram capturados na Operação Cúpula: Cássio Alves dos Santos (e o Chevrolet Cruze dele); Tafarel de Carvalho (e um Vectra); Gustavo Silva D’Ávila, que gerencia o tráfico no Bairro Santa Vitória; Bernardo Machado, conhecido como Shrek; Liliane da Silva; Janira da Silva Paz; Vanessa da Cruz Rodrigues, conhecida como Vanessinha, de 20 anos; Leonaldo Ferreira Walter, conhecido como Índio; Rafaela Ramos da Silva, Ioná Marina Mulinari Schaurich, de 45 anos, e Luís Coss, conhecido como Luisinho.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.