Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Em crise

Direção faz diagnóstico sobre mau momento do Grêmio na Série B

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Permanência do técnico Roger Machado foi assegurada

A direção elencou três parâmetros para diagnosticar o mau momento do Grêmio no Campeonato Brasileiro da Série B: abalo emocional, limitações e baixa intensidade. Nos últimos quatro jogos, a equipe teve um empate e três derrotas. A sequência negativa resultou em perda de posição para o Vasco, perda do posto de melhor defesa e perda de gordura para o quinto colocado. O jogo de sexta-feira, 2, contra o Vila Nova, às 21h30, na Arena, ganha contornos decisivos.

Conforme avaliação interna, os atletas podem ter sido acometidos de um excesso de confiança após a goleada de 5 a 1 sobre o Operário-PR, e, agora, em meio aos maus resultados, apresenta um certo abalo psicológico por conta do momento de pressão. “Tanto a euforia quanto o pessimismo entram no vestiário. Essa ansiedade que os resultados proporcionam, interna e externamente, atrapalha, e é com ela que temos que lidar”, disse o técnico Roger Machado após a derrota para o Criciúma.

O vice de futebol Denis Abrahão falou dos esforços feitos para recuperar o aspecto anímico. “No vestiário, percebi que estavam todos cabisbaixos. Chamei atenção para mudarmos isso. Temos que passar uma borracha nos quatro jogos horrorosos que tivemos. Essa é a cobrança. Cada um faz para si. O mais importante é que todos saibam que o momento é delicado, mas depende só de nós. Houve uma cobrança geral, por atitude. Não é o momento de cabeça baixa, mas de unir forças para sair desta situação”, afirmou.

Publicidade

A avaliação também aponta que a presença de muitos jogadores de idade elevada ou sem as melhores condições físicas juntos na equipe foi prejudicial. Este seria um dos motivos para o time não apresentar uma alta intensidade nas últimas partidas. Por fim, há a avaliação de que as limitações do elenco também afetaram o rendimento do time, sobretudo após as lesões de Ferreira e Biel. O entendimento é de que a escassez de alternativas, sobretudo no setor ofensivo, tiveram papel decisivo na má atuação da equipe em Criciúma.

Possíveis mudanças no futebol do Grêmio foram tema de discussão em reunião do Conselho de Administração na noite de segunda-feira, 31. O desfecho das conversas, no entanto, não geraram modificações em nenhuma área do clube. Em caso de novo tropeço, a pauta será novamente tratada. A distância, que chegou a ser de dez pontos, agora é de apenas três em relação ao Londrina, que vem logo atrás na classificação da Série B.

Janderson não deve mais atuar pelo Grêmio

A escassez de atacantes é um dos principais problemas enfrentados pelo técnico Roger Machado neste momento de turbulência do Grêmio na Série B. Se já não contava com Biel e Ferreira, agora o treinador também não terá Janderson, que sofreu fraturas em duas vértebras e não deve mais atuar pelo Tricolor em 2022. Contra o Vila Nova, na sexta-feira, Campaz e Elkeson são as opções para atuar na ponta direita.

Publicidade

A lesão de Janderson ocorreu por uma pancada nas costas sofrida em Criciúma. O tempo de parada estipulado pelo departamento médico é de seis a oito semanas, sem contar o período necessário para retreinamento físico. Como a última rodada da Série B está marcada para o dia 5 de novembro, o atacante não deve atuar mais pelo clube na atual temporada. Já Biel segue dúvida para o jogo contra Vila Nova. Ainda que o exame não tenha lesão, o atleta segue com dores musculares, e a tendência é de que mais uma vez seja desfalque.

Janderson não ficará no Grêmio, conforme Sergio Vazques
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Em entrevista à Rádio Gaúcha, diretor de futebol gremista Sergio Vazques informou que o Grêmio não exercerá a cláusula de renovação do jogador para 2023. “A gente terá que dar todo atendimento e o deixar em condições de jogar. É a mesma coisa que aconteceu com o Everton Cardoso. O Denis colocou todo nosso departamento médico à disposição. Quando estiver tudo solucionado, dará continuidade na carreira dele”, disse.

Por fim, o goleiro Brenno sofreu uma contratura muscular na região cervical contra o Criciúma e será reavaliado. Roger definirá o time para o jogo contra o Vila Nova em treino fechado, nesta quinta-feira, 1º. A tendência é de que haja também mudanças de ordem técnica na equipe, sendo que o volante Lucas Leiva é o mais cotado para deixar a equipe.

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.