Uma das novidades na Expointer é a apresentação sobre elaboração de kokedamas, pela Emater/RS-Ascar. Koke significa musgo e dama, bola, ou seja: com a união desses dois elementos em uma estrutura em forma de esfera, é possível cultivar plantas suculentas, kalanchoes, cactos, samambaias, chifres de veado, begônias e outras, sem vasos.
É fundamental conhecer a necessidade da espécie escolhida e regá-la com a mesma frequência que seria adotada se estivesse em um vaso, ressalta Neuza Voss, extensionista da Emater. A diferença está na forma de colocar água na planta.
LEIA TAMBÉM: Expointer: feira de negócios e aprendizagem
Publicidade
Na kokedama, a rega é por submersão: o ideal é encher um recipiente com água suficiente para cobrir a bola e mergulhá-la por, no mínimo, cinco minutos. Depois, deixar escorrer e retornar ao local de costume.
Em épocas mais quentes, pode-se utilizar um borrifador, entre as regas, para aumentar a umidade das plantas tropicais, como as samambaias. Uma das sugestões é de que sejam utilizados substratos e musgos de qualidade.
LEIA MAIS: Nasce o primeiro animal da Expointer 2022
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade