O candidato a senador Hamilton Mourão, do Republicanos, visitou nesta sexta-feira, 26, a Gazeta Grupo de Comunicações. Na passagem por Santa Cruz do Sul, o atual vice-presidente da República, que também é general da reserva do Exército Brasileiro, falou sobre a experiência na política e sobre as propostas. O coordenador de Jornalismo da Rádio Gazeta 107,9 FM, Ronaldo Falkenback, foi quem o entrevistou.
O militar relembrou como aconteceu o ingresso na política, em 2018, quando Jair Bolsonaro o convidou para estar na chapa, como candidato a vice. Para ele, como vice-presidente, a principal marca deixada foi no sentido de se posicionar e auxiliar o presidente em questões ligadas à política externa e ao meio ambiente. “Além de termos feito várias vezes uma interface com governadores e representantes da sociedade civil, para esclarecer quais eram as ideias e propostas que estávamos trabalhando”, completou.
LEIA TAMBÉM: Cartório eleitoral de Santa Cruz terá urna para eleição simulada
Publicidade
De acordo com Mourão, a decisão de concorrer à única vaga do Rio Grande do Sul no Senado ocorreu para fortalecer a bancada de apoio a Bolsonaro na Casa. Questionado sobre as pesquisas já divulgadas, o candidato observou que o principal concorrente é Olívio Dutra, do Partido dos Trabalhadores (PT). “Eu sabia que haveria uma disputa acirrada pelos candidatos que estavam se posicionando e pelas características do Rio Grande do Sul. Tudo indica que vai ficar uma polarização como está em nível federal, ficaria entre eu e o candidato Olívio Dutra. Tudo indica que vai ir por esse lado.”
O candidato salientou que o senador deve ter conhecimento das questões do Estado dele, mas também ter uma visão do que ocorre no país, assim como de política externa. Mourão se diz preparado para assumir o cargo. “Ao longo dos meus 46 anos de Exército e quatro de vice-presidência, são 50 anos tomando conhecimento de todos esses assuntos. A vida me deu conhecimento, habilidade, atitude, me fez cada vez acreditar mais nesses valores e me deu experiência para ser senador do Rio Grande do Sul.”
LEIA TAMBÉM: Campanha eleitoral inicia nesta sexta no rádio e na TV; veja o tempo dos candidatos ao Governo
Publicidade
Bandeiras de Mourão
Mourão destacou as áreas da saúde, educação e segurança pública como as principais bandeiras caso for eleito. “Sabemos que a população anseia por melhorias da saúde. Tudo aquilo que puder ser feito em termos de recursos melhor gerenciados e distribuídos e que passe por dentro do senado terá meu apoio total. Temos que trabalhar muito a questão da educação.”
Além disso, citou que são necessárias melhorias na legislação penal, que, de acordo com o general, é leniente. Mourão acrescentou que pretende apoiar melhorias na qualificação, treinamento e material que os policiais têm acesso. O agronegócio também é uma bandeira do candidato do Republicanos. “Precisamos recuperar a estrutura que está degradada, assegurar que o governo planeje e coloque um financiamento para socorrer nossos agricultores, como houve na questão da estiagem.”
LEIA TAMBÉM: Integrantes da Polícia Federal realizam inspeção das urnas eletrônicas
Publicidade
Tabaco
Na visita a Santa Cruz, Hamilton Mourão também esteve conversando com representantes da produção de tabaco da região. Ele ressaltou que o atual governo federal apoiou a cadeia produtiva. “Tiramos determinadas pedras da mochila deles, o que permitiu que, ao longo desse período, eles operassem de uma forma bem mais segura. E temos que discutir a redução de impostos aqui dentro, porque seria a única forma de competir com o cigarro que vem contrabandeado.”
*A Gazeta Grupo de Comunicações recebe candidatos e concede o mesmo espaço a todos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!