Quem percorre as ruas de Santa Cruz do Sul talvez já tenha se deparado com placas presas em árvores, referentes ao Projeto Arborização + Segura. A informação na placa indica que, devido aos riscos à segurança da população, as espécies devem ser removidas em breve e substituídas por árvores de porte adequado. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), e a empresa RGE.
O objetivo é efetivar a revitalização da arborização urbana de Santa Cruz, com a remoção de árvores que estejam oferecendo riscos ao sistema elétrico da RGE e, consequentemente, às pessoas. A compensação se dará por meio do plantio de espécies nativas e adequadas aos passeios públicos, nos mesmos locais da vegetação anterior ou em outras áreas que serão definidas – atualmente são mais de 30 tipos de árvores previstos pela Semass.
Segundo a RGE, as ações ocorrerão de novembro até dezembro e incluem o plantio de 294 árvores em substituição às 140 que serão suprimidas. Os exemplares que serão extraídos ficam especialmente em ruas do Centro, como Marechal Floriano, Marechal Deodoro, Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros e 7 de Setembro. Uma empresa contratada pela RGE vai fazer a remoção.
Publicidade
Saiba mais
O Projeto Arborização + Segura tem como objetivo certificar a área urbana de Santa Cruz do Sul quanto à diminuição dos riscos de falhas no fornecimento de energia elétrica por parte da RGE em virtude de causa vegetal, bem como erradicar a necessidade de podas em áreas urbanas por parte da concessionária.
Como consequência dessas ações, a expectativa da Prefeitura de Santa Cruz é de que aconteça uma diminuição gradual no volume de podas realizadas, para fins de manutenção e conservação dos ativos elétricos no município.
Vantagens do projeto
O benefício ambiental de ações de revitalização da arborização urbana é extremamente significativo, tendo em vista a necessidade periódica de substituição de árvores envelhecidas.
Publicidade
O benefício associado à elevação da segurança da população, resultado da mitigação de riscos de acidentes elétricos em virtude da presença de vegetais próximos dos cabos condutores de energia.
Aumento dos níveis de confiabilidade no fornecimento de energia em Santa Cruz, mediante a diminuição de desarmes no sistema elétrico por causa vegetal.
O plantio de árvores nativas em passeios públicos estimulará o plantio dessas espécies em outros lugares do município, o que será realizado por instituições regionais, sob a supervisão e orientação da Semass.
Publicidade
Apesar de o projeto prever ações de supressão de vegetação, haverá um significativo incremento arbóreo nas áreas urbanas, tendo em vista que o projeto garante o plantio de mudas em quantidade superior às árvores que serão cortada.