Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ALERTA

Gripe do tomate: surto da doença na Índia já foi confirmado

Foto: Divulgação/Prefeitura de Araguaína

Uma nova doença infecciosa está no radar dos especialistas. Entre os dias 6 de maio e 26 de julho, mais de 82 crianças menores de 5 anos se infectaram pela chamada “gripe do tomate”, em Kerala, na Índia. Um artigo publicado no periódico científico The Lancet, no dia 17 de agosto, traz informações sobre a doença que já é considerada um surto no país.

Trata-se de uma infecção viral que, ao que parece, não é fatal, mas muito contagiosa. Os especialistas registraram que os sintomas da “gripe do tomate” são, inicialmente, febre, fadiga, dores no corpo e erupções na pele. Apesar da semelhança com alguns dos sintomas da Covid-19, o vírus não está relacionado ao Sars-CoV-2.

LEIA TAMBÉM: Ministério da Saúde lança campanha sobre a varíola dos macacos

Publicidade

Segundo o artigo publicado no The Lancet, assinado por três pesquisadores (dois indianos e um australiano), essa nova gripe poderia ser um efeito tardio da chikungunya ou da dengue em crianças, e não uma infecção viral. Outra suspeita, é de que poderia ser uma nova variante do mão-pé-boca, doença infecciosa que atinge, principalmente, crianças de 1 a 5 anos.

Saiba mais

  • O que ela causa?
    Os sintomas primários observados são semelhantes aos da chikungunya, que incluem febre alta, erupções cutâneas e dores intensas nas articulações. A doença foi batizada por esse nome devido à erupção de bolhas vermelhas e dolorosas por todo o corpo, que, gradualmente, aumentam para o tamanho de um tomate. Assim como acontece em outras infecções virais, os sintomas incluem fadiga, náusea, vômito, diarreia, febre, desidratação, dores no corpo e articulações.
  • Tratamento
    Ao que parece, a gripe do tomate é uma doença denominada autolimitada, ou seja, se resolve sozinha, além disso, ainda não existe medicamento específico para tratá-la. As recomendações dos especialistas são isolamento, descanso, bastante ingestão de líquido e bolsa de água quente para aliviar a irritação da pele e erupções cutâneas.

LEIA TAMBÉM: Secretaria da Saúde confirma transmissão comunitária da monkeypox

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.