Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NEGÓCIOS

Expoagas 2022: conferência destaca a importância do cliente

Foto: Alencar da Rosa

Representantes do varejo reuniram-se para traçar estratégias e analisar o momento atual do setor de supermercados, e destacaram a importância de entender o consumidor

A Expoagas 2022, 39ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados, termina nesta quinta-feira, 25, na Fiergs, em Porto Alegre. A maior feira do setor no País tem previsão de movimentar R$ 560 milhões em negócios a partir das 458 empresas que montaram seus estandes.

A diretoria da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), promotora do evento, estima que cerca de 800 produtos inéditos, dos mais variados setores, sejam lançados nesta edição. Mas não se trata somente de cifras, números e valores. Nessa quarta-feira, 24, o segundo dia do evento serviu para mostrar que entender e valorizar o cliente nunca deixa de ser tendência. As palestras que ocorreram no teatro do Sesi, no Centro de Eventos da Fiergs, valorizaram o lado humano da relação vendedor/consumidor.

LEIA MAIS: Expoagas determina-se a quebrar recordes em 2022

Publicidade

Um dos pontos altos foi a palestra que reuniu grandes nomes do setor do varejo: Sergio Alvim (SA Varejo), Caio Cesar Lira (Mart Minas), Julio Lohn (Mundial Mix), João Cláudio Andrade (Rede Mix) e Leonardo Taufer (Imec e Desco Supermercados). Sob o título Como transformar o Mindset e os resultados da sua área comercial, os profissionais realizaram um grande debate, que destacou a importância do ser humano nos processos de vendas.

“Antigamente, nós comprávamos estoque para tentar empurrar ao cliente. Hoje nós queremos entender o cliente. A gente comprava para vender, hoje vendemos para comprar”, ressaltou Alvim, que atua na área da gestão e conhecimento sobre o varejo.

LEIA TAMBÉM: Nova unidade da bandeira Via Atacadista vai gerar empregos em Santa Cruz

Publicidade

O diretor-presidente do Imec, Leonardo Taufer, frisou que as relações pessoais, tanto na capacitação de funcionários quanto na capacidade de chamar o cliente para a sua loja, continuam sendo tendência no mundo das vendas. “São pontos importantes focados na relação entre indústria e varejo. Temos tido um papel importante com o cliente, entendendo que quando a gente tem colaboração envolvida no trabalho, que visa atender melhor o cliente, conseguimos fazer com que as soluções tenham mais efetividade ao ser implementadas.” Segundo ele, a busca é constante por inovação que traga resultados e benefícios aos negócios, tendo em vista um cenário de grande competição.

Taufer: relações pessoais são importantes | FOTO: Alencar da Rosa

O retorno ao presencial, após dois anos sem edição da Expoagas, em função do vírus da Covid-19, é um momento que deve ser aproveitado, segundo Taufer. As vendas online, com aumento expressivo durante a pandemia, incrementaram as dificuldades das lojas físicas, que precisam chamar o cliente.

LEIA TAMBÉM: Grupo catarinense prepara contratações para novo atacarejo em Santa Cruz

Publicidade

“No passado nós tínhamos lojas concorrendo com lojas, elas eram claramente localizadas. Hoje a gente já tem um nível de concorrência transversal, que não está mais a olhos vistos. Precisamos fazer com que, através de iniciativas de inovação, consigamos entender melhor os hábitos de compras dos nossos clientes e prover soluções para que eles possam atender a suas necessidades”, salientou.

A ansiedade é problema do mundo dos negócios

O filósofo Luiz Felipe Pondé foi um dos destaques dessa quarta-feira, 24, na Expoagas. Em um auditório do Sesi completamente lotado, abordou a ansiedade como um problema contemporâneo, que acompanha a necessidade por resultados do mundo dos negócios.

Pondé publicou livro que trata do trabalho contemporâneo e de suas perspectivas | FOTO: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM: Carrefour x BIG: saiba o que muda nos supermercados de Santa Cruz com o negócio bilionário

Publicidade

O escritor, que durante a pandemia lançou o livro Notas sobre esperança e desespero, criticou o modo como o mundo do trabalho se organiza. Pondé ressaltou que o trabalhador foi obrigado a acompanhar, por meio de sua produção, o avanço tecnológico e a velocidade das informações, que tiveram crescimento a níveis muito elevados nos últimos anos.

“Antigamente você trabalhava em uma empresa anos e anos, e isso garantia alguma coisa. Hoje, nada. Imagine você demitido aos 52 anos, e aí você tem que pedir ajuda a uma criança de 12 anos para gravar vídeo no YouTube para se vender. É evidente que isso não dá em nada”, citou o filósofo, tirando risos e aplausos da plateia.

LEIA TAMBÉM: Após disparada, preço do leite começa a baixar

Publicidade

Balanço

Nesta sexta-feira, 26, último dia da Expoagas, o presidente da Agas, Antônio Casa Longo, concederá entrevista coletiva para divulgar os dados da feira, levando em conta os volumes de negócios dos dois primeiros dias e projeção do terceiro.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.