O Dia D da Campanha contra a Poliomelite e Multivacinação foi um sucesso em Santa Cruz do Sul. Durante a manhã e a tarde desse sábado, 18, unidades de saúde estiveram abertas para aplicar as doses das gotinhas contra a paralisia infantil no público de 2 meses a menores de 5 anos, bem como atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos. Também houve aplicação dos imunizantes contra a Covid-19. Ao todo, foram mais de 1,3 mil vacinas aplicadas.
Na ESF Arroio Grande, a movimentação foi intensa ao longo de todo o dia e surpreendeu positivamente a equipe. Segundo a vacinadora Diessa Beyer, que atua na função há cerca de dez anos, essa resposta da população é importante devido à queda na cobertura vacinal que vem sendo registrada em todo o país. “Isso não ocorria antes, era difícil alguma criança ter vacinação incompleta. Temos percebido um aumento de alguns anos para cá, durante a pandemia muitos pais também deixaram de trazer os filhos”, salienta.
LEIA TAMBÉM: “A importância de vacinar as crianças é realmente protegê-las”, explica especialista
Publicidade
Também vacinadora, Fabiane Simon alerta que as doses das vacinas têm idades e períodos específicos para serem aplicadas. Ou seja, depois de um certo tempo, a criança não pode mais ser vacinada na rede pública e pode até mesmo não ter mais a oportunidade de receber a imunização. Vale ressaltar que a vacinação é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. “É necessário destacar isso. Não se trata de uma escolha dos pais de fazer ou não, mas sim de um direito da criança.”
Atenta, Sabrina Schroeder levou o afilhado Luiz Henrique Rocha para receber a gotinha e também conferir a situação vacinal. Felizmente, tudo estava em dia e os dois foram rapidamente atendidos e liberados. Enquanto isso, mais famílias chegavam ao local, que estava decorado e preparado com brinquedos para entreter as crianças enquanto aguardavam atendimento.
LEIA TAMBÉM: Menos da metade dos integrantes dos grupos prioritários se vacinaram contra a gripe na região
Publicidade
Na ESF Cohab/Renascença, por outro lado, a procura ficou aquém do esperado. Segundo a enfermeira Luciane Weiss Kist, a equipe vai realizar busca ativa entre a população de abrangência da unidade para garantir que todos estejam com o calendário vacinal atualizado. Quando é verificado atraso nas doses, os agentes de saúde comunicam a família para que compareça ao posto.
Resultado positivo
A titular da secretaria, Daniela Dumke, avaliou o Dia D. “Isso só confirma que essas campanhas trazem bons resultados. A gente mobiliza as unidades de saúde para proporcionar oportunidade para que as famílias possam imunizar seus filhos. Prezamos muito pela prevenção e a melhor forma é disponibilizar o imunizante para todos.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SAÚDE
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!