Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

IBARAMA

Dia da Troca de Sementes Crioulas alcançou sua 21ª edição recebendo grande público

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

Contribuir com a manutenção da história e da cultura da comunidade local, agregando à preservação da agrobiodiversidade, garantindo a troca de experiências e a valorização dos agricultores familiares. Foi em torno destes objetivos que surgiu o Dia da Troca de Sementes Crioulas em Ibarama, no ano de 2002.

As primeiras ações de resgate desses materiais, conforme registros da Emater/RS-Ascar, ocorreram na década de 1980, mas a intensificação das atividades se deu em 1998, com a identificação, através da entidade, dos agricultores que permaneciam utilizando sementes de cultivares crioulas de milho. A partir de lá, teve início um processo de multiplicação das sementes, não apenas de milho, mas de uma grande variedade genética.

Anualmente, o evento do Dia da Troca de Sementes Crioulas foi sendo realizado sempre no mês de agosto. A partir de 2012, somaram-se ao já tradicional Dia da Troca, outros três eventos, sendo eles o Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, a Feira de Economia Popular Solidária do Território Centro Serra do RS e o Seminário Regional dos Guardiões Mirins. Estes eventos, reunidos, em 2014 receberam o nome de “Saberes, Sabores e Sementes Crioulas”.

Publicidade

Em razão da pandemia, a programação anual ficou paralisada, retornando nesta sexta-feira, 12 de agosto, com o Dia da Troca de Sementes Crioulas tendo a mesma sistemática, onde os agricultores levaram suas sementes e efetuaram trocas e vendas diretas no Ginásio Municipal João Lazzari, no centro do município.

Ao longo destas duas décadas, Ibarama tornou-se referência nacional, e até mesmo internacional, na preservação da agrobiodiversidade, levando seus representantes, guardiões das sementes, a participarem de eventos, e chamando a atenção de universidades e outras entidades para a pesquisa no local.

Em 2022, em sua retomada, o Dia da Troca foi realizado em conjunto com a quarta edição da Feira do Produtor Rural de Ibarama, reunindo, desta forma, produtores, feirantes, artesãos, agroindústrias, guardiões de sementes e entidades participantes, realizando a troca de sementes e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. 

Publicidade

Além de receber o público local, alunos, professores, pesquisadores e pessoas da região e de outros municípios do estado estiveram prestigiando o evento, que contou ainda com copa e cozinha. Já ao entardecer, a programação teve animação com música ao vivo.

LEIA MAIS: 4ª Feira do Produtor Rural e 21º Dia da Troca de Sementes Crioulas ocorrem hoje

Segundo o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Giovane Vielmo, embora a produção neste ano seja pequena, devido à estiagem, a preservação de sementes continua sendo incentivada e motivada. “Esse já é um dia tradicional. Estamos satisfeitos com este evento depois de dois anos de pandemia e quando viemos de uma estiagem, com a qual a produção foi afetada, mas não desistimos de fazer para marcar a história de Ibarama, essa data e proporcionar às pessoas que vêm até nosso município, desfrutar da feira de produtos coloniais e as sementes crioulas, que é um marco histórico de Ibarama, o qual lhe garantiu o título de capital da agrobiodiversidade e o reconhecimento, a nível internacional, de um local onde se tem a resistência em preservar e cultivar essas sementes”, salienta Vielmo.

Publicidade

Giovane Vielmo e pesquisadores da Embrapa

Conforme o prefeito de Ibarama, Valmor Mattana, para o município os eventos reunidos se tornam uma vitrine, reunindo a comunidade regional e recebendo grande número de visitantes. “Nossos produtos são de altíssima qualidade, realmente diferenciados. Precisamos agregar valor à eles, para que o produtor ganhe mais e se sinta motivado a permanecer e investir no campo”, frisa.

O chefe do Executivo Municipal adiantou ainda que os produtores deverão ganhar um espaço dedicado a eles, a Casa do Agricultor e Artesão, onde os produtos deverão estar disponíveis diariamente para os consumidores. A construção, segundo Mattana, deve ter início entre o fim deste ano e início de 2023.

Prefeito juntamente com o secretário de Agricultura de Ibarama

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Fernando Puntel, o evento é voltado a todos os públicos, seja pela troca de conhecimento ou a grande variedade de produtos, incluindo hortifrutigranjeiros, massas e seus derivados, queijos, salame, bolachas, pães, entre outros produtos alimentícios e artesanatos.

Publicidade

A 21ª edição do Dia da Troca de Sementes Crioulas e a 4ª edição da Feira do Produtor Rural são uma promoção da Prefeitura Municipal de Ibarama, através da Secretaria de Agricultura e Fomento Econômico, e da Emater/RS-Ascar. Entre os parceiros estão a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Embrapa Clima Temperado e o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA).

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.