Espaço de devoção religiosa, o local onde ficava o Santuário de Schoenstatt recebeu outra destinação igualmente sublime. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul inaugurou oficialmente, na tarde desta sexta-feira, 12, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Mãe de Deus naquele local.
A área, às margens da BR-471, foi adquirida pela Administração Municipal junto ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, que transferiu-se para outro local. A iniciativa permitiu a criação do educandário para crianças de 0 a 5 anos, de modo a atender, principalmente, moradores do Loteamento Mãe de Deus.
LEIA TAMBÉM: Escola Ernesto Alves completa 66 anos e é homenageada em sessão especial
Publicidade
Com capacidade para até 120 crianças, a escola, que começou as atividades em maio, tem matriculadas 85 crianças em turno integral e mais cinco em turno parcial. A responsabilidade pela administração da escola é da Associação Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca), selecionada mediante chamamento público.
A criação da escola no antigo santuário é uma reivindicação dos moradores da região, que precisavam atravessar a estrada para levarem os filhos à aula. A adequação da estrutura foi realizada com recursos próprios da Secretaria de Educação e o auxílio de vários colaboradores e secretarias. A prefeita Helena Hermany afirmou que o espaço, que por 43 anos recebeu a visita de muitos devotos do Movimento Apostólico de Schoenstatt, é divino e que assim vai permanecer. “Não há bem maior que uma obra como esta, um lugar para guiar, proteger e ensinar nossas crianças para que se tornem cidadãos de bem”.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: o que Santa Cruz pode esperar da Escola Sesi de Ensino Médio
Publicidade
Já o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, fez questão de ressaltar o empenho de muitas mãos para tornar realidade o novo educandário. “É um dia de celebração por mais uma obra e de gratidão por todos os que contribuíram para chegarmos aqui. Estamos trabalhando pela grande missão deste governo, que é cuidar das pessoas e esse espaço significa mais segurança e qualidade na educação”, disse.
Na ocasião, a prefeita também recebeu da Congregação Irmãs de Maria de Schoenstatt as chaves da capela, agora restaurada, e também uma imagem da Mãe Peregrina. A prefeitura vai estudar a melhor forma de tornar o espaço novamente aberto ao público em breve.
LEIA TAMBÉM: Escola Nossa Senhora da Esperança inaugura rádio escolar
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!