O cemitério Municipal de Santa Cruz do Sul voltou a ser alvo de ataques. Na semana passada, a Gazeta do Sul noticiou furtos de peças de metal como cruzes, molduras de fotos e alças dos tampões das sepulturas. Agora, o problema é o vandalismo.
Desta vez, ao invés de levarem peças, um túmulo foi aberto. Além disso, foi quebrada a lápide que apresentava as informações de Otacir Alves de Araújo, falecido em 1982. Ele era tio-avô de Luiz Carlos Ferreira, que hoje cuida da sepultura. Ferreira recebeu uma ligação da administração do cemitério e não acreditou na cena que presenciou quando chegou ao local. “Tristeza imensa”, expressou.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil apura terceira obra de João Riél que teria sido plagiada
Publicidade
Luiz conta que há três anos paga uma taxa anual de cerca de R$ 67,00 e não viu uma melhora significativa da segurança no local. Ele pede ao poder público que invista em um sistema de segurança eficiente no cemitério. “A cena que nós, parentes, precisamos presenciar quando visitamos os túmulos é traumatizante”, afirmou.
Ações de segurança no local serão intensificadas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) anunciou nessa quarta-feira, 10, medidas de reforço na segurança do Cemitério Municipal e também uma série de obras para recuperação da estrutura física. As melhorias previstas estão em fase de projeto, mas a expectativa é de que sejam viabilizadas até o final deste ano.
LEIA TAMBÉM: PRF apreende 170 quilos de maconha em carro com placas de Rio Pardo
Publicidade
Uma das ações planejadas para inibir atos de vandalismo e deixar o lugar mais seguro é a implantação de um sistema de videomonitoramento, com instalação de câmeras em vários pontos. O projeto vai apontar a quantidade de equipamentos a serem instalados. “Dessa forma, vamos proporcionar maior sensação de segurança para a população. As pessoas ficarão mais tranquila para circular e permanecer dentro do cemitério”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger.
Também está em fase de elaboração um projeto para reconstrução do muro situado nos fundos do cemitério, junto à Rua São José, bem como a instalação de mais gavetas mortuárias destinadas ao sepultamento de pessoas de baixa renda. Sobre a área administrativa, junto à Avenida Independência, a Prefeitura vai construir um telhado, com acréscimo de manta asfáltica para impedir que a chuva deteriore a construção, como já acontece e pode ser observado pelas infiltrações existentes.
LEIA TAMBÉM: Operação desmantela esquema de delivery de drogas em Santa Cruz
Publicidade
As obras vão contemplar também a área superior das gavetas mortuárias, que receberá impermeabilização. Nessa parte do cemitério será executada a troca de todo o piso, que está bem deteriorado pela ação do tempo. Essas melhorias estão em fase de orçamento. Assim como o sistema de videomonitoramento, elas serão viabilizadas com recursos oriundos da taxa anual destinada a serviços de manutenção, controle de sepultamentos e pagamento de pessoal.
De acordo com o secretário, quando estiverem concluídas, as intervenções deixarão o lugar mais seguro e aprazível para os visitantes. “O cemitério é um local sagrado para a comunidade e precisa oferecer boas condições para acolher as pessoas. Pensando no bem-estar das muitas famílias que diariamente visitam seus entes queridos para prestar homenagens, diversas melhorias serão realizadas”, disse.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!