Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

IBARAMA

Família grande e unida em torno da matriarca Marília

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

É neste sábado, 6 de agosto, a 24ª edição do Ricordare L’Itália Per Vivere, evento que lembra e celebra as tradições trazidas pelos imigrantes italianos. Neste ano duas mulheres serão homenageadas, Norma Maria Lazzari Giacobe e Marília Olga Da Cas. E é sobre dona Marília que contamos na edição de hoje.

Nascida em 1º setembro de 1936, filha de Victorio Dal Ri e Josephina Lazzari Dal Ri, Marília viveu parte de sua vida em Lajeado da Gringa, após transferindo-se para a área urbana da Vila Ibarama, onde estudou até a quinta série no Grupo Escolar.

Aos 18 anos de idade, casou-se com Osmar Ângelo Da Cas (in memoriam), com quem multiplicou a vida e teve treze filhos, sendo onze mulheres. São eles: Glovani Teresinha, Giovana Teresinha, Teresinha Imelda, Maria Josefina, Jucélia Teresinha, Osvaldo Cesar, Lourdes Teresinha, Fátima, Fabiana, Luiz Orione, Ana Paula, Salete Teresinha e Angelita Teresinha. “Graças a Deus todos estudaram. O meu prazer era ver eles se formando”, ressalta Marília.

Publicidade

LEIA MAIS: Fé, família e trabalho: alicerces da vida de dona Norma

Com esta grande família, trabalhando na agricultura, dividia-se entre o cuidado com os filhos e o lar. Na mesa não podiam faltar as receitas aprendidas com a mãe e as avós, seguindo cardápio da família italiana. “Auxiliava o marido na lavoura e cuidava dos filhos, além de fazer trabalhos manuais como crochê e tricô. Costura nem se fala, fazia bastante. Sempre tivemos a casa cheia”, recorda Marília. A fé também sempre foi esteio. “Em oração a gente resolvia nossos problemas”, salienta.

Hoje, aos 85 anos de idade, já somam-se 24 netos e 9 bisnetos. Uma grande família, que quando está reunida lembra dos antigos costumes, como através das refeições servidas à mesa e preparadas com muito carinho. É assim que eles estarão neste sábado, no Ricordare, evento do qual anualmente participam, celebrando com dona Marília suas quase nove décadas vividas e o que ela representa não apenas para a sua família, mas também para a comunidade na qual cresceu. “Agradeço por ter sido lembrada para esta homenagem. Fiquei muito feliz e agradecida”, frisa dona Marília.

Publicidade

Programação:

– 18h: Missa em italiano com Coral Cantare è Vivere na Igreja Matriz;

– 19h: Recepção com o Coral Luciano Pavarotti e degustação de presunto, salame, queijo e pão, regados a graspa e vinho;

– 20h: Apresentação do Coral Infantil Sementinhas do Bem e início das solenidades com destaque aos homenageados;

Publicidade

– 21h: Jantar típico italiano e sobremesas;

– 23h: Baile com a Banda Famiglia Girelli;

– 01h: Chá.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.