Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Copa Sul-Americana

Internacional prega atenção para não cometer erros diante do Melgar

Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Internacional encerra preparação nesta quarta-feira em Lima

O Internacional está prevenido em relação ao jogo de ida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana na quinta-feira, 4, às 19h15, diante do Melgar, no Estádio Monumental da Universidad Nacional de San Agustín (Unsa), em Arequipa. O técnico Mano Menezes espera que a equipe não repita a tensão do confronto nas oitavas de final, em que o Inter perdeu para o Colo-Colo por 2 a 0 em Santiago e precisou reverter no Beira-Rio, com uma vitória de virada por 4 a 1.

O Inter enfrentará um cenário adverso em Arequipa. Mesmo sem tradição no futebol sul-americano, o Melgar deixou Racing (fase de grupos) e Deportivo Cali (oitavas) pelo caminho na competição. No estádio, terá o apoio de de 40 mil torcedores e soma incríveis 15 vitórias em 16 jogos como mandante na temporada. Além disso, conta com a altitude de 2,3 mil metros como trunfo. “Sabemos que temos que chegar muito fortes. É um primeiro jogo de mata-mata. Já demos uma chance ao nosso adversário, não queremos repetir isso. Precisamos entregar mais no primeiro jogo, competir mais para não deixar tudo para nossa casa”, sublinhou o técnico Mano Menezes.

Apesar dos quase 63% de aproveitamento, a campanha na Sul-Americana é de altos e baixos. O Colorado correu riscos na fase de grupos depois de um início nada promissor. Mano Menezes foi contratado para substituir Alexander Medina e foi determinante para atingir a pontuação necessária e superar o Guaireña. Em oito partidas, são quatro vitórias, todas com Mano Menezes, três empates e uma derrota.

Publicidade

Em bom momento e com status de um dos favoritos ao título, o Inter adota cautela, prega respeito ao adversário peruano e busca conter a euforia nos bastidores. Mano quer seriedade do início ao fim para construir um bom resultado fora de casa e trazer alguma vantagem para a segunda partida em Porto Alegre. “Mata-mata são dois jogos que a gente não pode dar brecha, ainda mais no primeiro, que é um jogo fora de casa. A gente vai tentar segurá-los lá e fazer nosso jogo. Estudar bem a equipe deles. A gente sabe que tem o jogo da volta ainda, então são dois jogos e muita coisa tem para acontecer”, observou o meia Mauricio.

Melgar vive principal momento na história

Melgar enfrentou o Cuiabá na fase de grupos da Sul-Americana
Foto: Conmebol Sudamericana

O Melgar vive o melhor momento da história. Nunca havia chegado tão longe em uma competição internacional. A expectativa é grande em Arequipa, cidade com 1,3 milhão de habitantes, a segunda maior do Peru. A região recebe muitos turistas estrangeiros, que visitam atrações como o centro histórico, com construções utilizando o sillar, que é uma pedra vulcânica branca. A parte central de Arequipa, onde estão a Catedral e o Monastério Santa Catalina, é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade.

Publicidade

O clube fundado em 1915 esteve décadas longe do protagonismo no futebol peruano e voltou a brilhar apenas no ano do seu centenário, em 2015, quando conquistou o Campeonato Nacional pela segunda vez em sua história. Neste ano, o Melgar foi campeão do Torneio Clausura e tem sido o símbolo de sucesso do futebol do país, já que foi o único peruano a chegar aos mata-matas das competições continentais. Mesmo com o bom momento, o Melgar passou por uma troca no comando técnico depois da classificação para as quartas de final. Isso ocorreu porque seu treinador, o argentino Néstor Lorenzo, aceitou uma proposta para assumir a seleção colombiana. Seu substituto é o também argentino Pablo Lavallén. Aos 49 anos, o ex-defensor, campeão da Libertadores de 1996 como jogador do River Plate, ainda tem uma trajetória curta na casamata. Seu maior feito foi no Colón, em 2019, quando levou o pequeno clube argentino ao vice-campeonato da Copa Sul-Americana.

Essa experiência no torneio influenciou para sua contratação pelo Melgar. Outro fator foi a expectativa dele em dar continuidade ao que vinha sendo feito por Lorenzo sem mudanças drásticas na equipe. Lavallén estreou apenas quatro dias após a classificação para as quartas de final na Sul-Americana com vitória de 1 a 0 sobre o Carlos Mannucci, pelo Campeonato Peruano.  O treinador acumula quatro partidas no comando da equipe, com três vitórias e uma derrota. Seu único revés ocorreu diante do Sporting Cristal, no dia 17 de julho, em Arequipa. Os nove pontos somados deixam o Melgar em sexto lugar no Torneio Clausura, a quatro do líder Alianza Lima, que tem uma partida a mais.

O Melgar tem o artilheiro da Copa Sul-Americana, Bernardo Cuesta, que marcou oito gols em nove partidas na competição. O argentino de 33 anos está em sua quarta passagem por Arequipa e chegou na vitória sobre o Sport Huancayo, no último dia 23, a 150 gols em 298 jogos pelo clube. Em 2022, Cuesta acumula 16 gols em 29 partidas. Se tem um artilheiro em grande fase, o Melgar sofre por ter poucos jogadores que acompanham o argentino. O vice-artilheiro da equipe na temporada é Luis Iberico, com seis gols, seguido por  Kavin Quevedo, com quatro. Os meio-campistas Jean Pierre Archimbaud e Martín Guedes somam três cada. Nenhum outro jogador balançou as redes mais de duas vezes neste ano. O técnico Pablo Lavallén admite que uma de suas missões é melhorar o sistema ofensivo. Uma alternativa que ele tem buscado é aprimorar a bola parada da equipe.

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.