Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Influenza

Idosos e profissionais da saúde já recebem a vacina

Foto: Leandro Porto

Vacina não previne contra a Covid-19, mas imunização facilita o diagnostico e evita aglomeração na rede de Saúde

A campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza teve início nesta segunda-feira, 23, em todo o país. Em Santa Cruz do Sul, a aplicação para trabalhadores da área da saúde iniciou ainda no sábado, 21. A prioridade nesta primeira etapa é imunizar os profissionais e também idosos com 60 anos ou mais, considerados público prioritário.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com exceção dos postos Belvedere, Jacob Schimidt, Linha Monte Alverne e Glória. A aplicação também ocorre no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc, entre 8 horas e 11h30 e das 13 horas às 21h30. Nesta segunda, pessoas foram vacinadas na Casa da CDL, na Praça Getúlio Vargas, mas não haverá vacinação no local nesta terça.

LEIA MAIS: Vacinação contra a gripe começa neste sábado em Santa Cruz

Publicidade

O coordenador do setor de imunizações da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Róger Rodrigues Peres, esclarece que a medida de suspender o atendimento em algumas unidades de saúde é necessária para evitar aglomerações. “Queremos evitar o fluxo de pessoas no mesmo local, mas o serviço está sendo realizado em outros pontos. Um ônibus da Saúde também deverá circular pelas localidades do interior. O cronograma será divulgado ao longo do dia.”

Conforme ele, os usuários da unidade do Belvedere serão atendidos na unidade do Margarida; os do Jacob Schimidt, na ESF Arroio Grande; os de Linha Monte Alverne, no Dr. Pedro Eggler. Já os usuários do Glória devem procurar a unidade Cristal Viver Bem. Para aplicação da vacina é necessário apresentar o documento pessoal e o cartão de vacinação.

O coordenador afirmou ainda que a distribuição das doses para os municípios está sendo realizada em etapas. “Em um primeiro momento, recebemos 7.750 doses. Acredito que até quarta-feira, 25, novas doses devam ser repassadas”. Apesar de a vacina não prevenir contra a Covid-19, a imunização facilita o diagnóstico e evita aglomeração no serviço público. “A vacina protege contra a influenza, e consequentemente evita que mais pessoas fiquem doentes e recorram às unidades de saúde.”

Publicidade

LEIA MAIS: Imunização contra influenza desafogará sistema de saúde

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.