Com uma queda estimada em 80% no número de passageiros, os motoristas e cobradores de ônibus de Santa Cruz do Sul se reuniram na manhã desta segunda-feira, 23, para pedir a redução da tabela de horários de circulação dos urbanos no município. O ato foi realizado na esquina das ruas Galvão Costa e Tenente Coronel Brito, nas proximidades do Parque da Oktoberfest.
Conforme Adriano Sperb, representante do Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros Urbanos e Escolares de Santa Cruz do Sul e Região (Sindiurbanos), os trabalhadores buscam alguma medida emergencial diante do surto do novo coronavírus no país. “O que levou o pessoal a fazer essa mobilização é que ficou acordado, na sexta-feira (20), que haveria uma redução na tabela de horários, para evitar a exposição do pessoal (ao vírus). Como não houve a autorização da redução da tabela pelo município, e nós teríamos que cumprir 100%, houve essa mobilização”, disse à Rádio Gazeta.
O grupo argumenta que não há passageiros suficientes para justificar que a tabela de horários permaneça a mesma, considerando a orientação de que as pessoas fiquem em casa. O que também preocupa os funcionários é o grande movimento de idosos, ainda, nos ônibus, mesmo que eles sejam parte do grupo de risco. A queda de movimentação desta faixa etária foi de 50%, abaixo, portanto, da redução dos demais públicos.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS