Ibarama sedia no próximo dia 6 de agosto mais uma edição do Ricordare L’Itália Per Vivere. A grande festa que resgata e valoriza a cultura e gastronomia italiana trazidas com os imigrantes para a região, reúne a cada ano grande público, que recorda de seus antepassados, celebrando com muita música, comidas e bebidas típicas e religiosidade.
Neste ano, a organização do evento escolheu como homenageadas duas mulheres que carregam nos sobrenomes e nos costumes as vertentes das raízes italianas. São elas: Norma Maria Lazzari Giacobe e Marília Olga Da Cas. Nesta edição você conhece um pouco da história de Norma.
LEIA TAMBÉM: Equipe visita Rota dos Casarões e estuda projeto para restauro das edificações
Publicidade
Aos 80 anos de idade, dona Norma recebeu com surpresa e gratidão a homenagem. Para ela este momento ficará guardado como uma bela lembrança da família reunida junto aos muitos amigos que conquistou desde que nasceu na Vila Ibarama em 16 de novembro de 1941.
Filha de Paulo Lazzari e Elvira Dal Ri Lazzari, Norma casou-se em 1º de junho de 1963, aos 22 anos, com Ervino Giacobe (in memoriam). A cerimônia foi realizada na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo. Da união nasceram os três filhos: Marinez, Elemar (in memoriam) e Lucimara. A partida do marido e do filho em um curto espaço de tempo representou um momento muito difícil na vida de Norma, que encontrou forças na fé, da qual nunca desprendeu-se.
Trabalhando na agricultura, tendo na propriedade como carro-chefe o tabaco, feijão, milho e demais produtos para subsistência, Norma viu Ibarama tornar-se município e se desenvolver, assim como os filhos, que ampliaram a família. Hoje ela é avó de seis mulheres e de um neto homem, além de ser bisavó de um menino. “A família se multiplicou. Graças a Deus todos estão com saúde. A gente conseguiu dar uma educação conforme fomos criados. Os princípios da vida que tivemos, passamos para eles também”, ressalta ela.
Publicidade
Segundo dona Norma, seus bisavós paternos vieram da Itália e foram um dos primeiros a desbravar a localidade onde hoje localiza-se Ibarama. “Convivi muitos anos com minha bisavó. Em casa sempre falava em italiano. Ela ensinou a Ave Maria para minha mãe, quem passou para mim, e nunca mais esqueci”, ressalta.
Os valores como a importância da família, do trabalho, da educação e da fé foram sendo passados entre gerações. “Meu pai sempre dizia: honestos e sinceros, são duas coisas que desde pequeno a gente tem que ter”, recorda.
LEIA TAMBÉM: Rota dos Casarões retoma passeios com história e cantoria
Publicidade
Dona Norma estudou até a quinta série no Colégio das Irmãs, onde também participou do coral, e realizou a Primeira Eucaristia com seis anos de idade, permanecendo bastante ativa na comunidade religiosa durante toda a vida.
Seguindo os costumes italianos e lembrando de seus antepassados, ela e a família participam ano após ano do Ricordare L’Itália Per Vivere e antes mesmo de outras festas da Paróquia, contribuindo com a produção dos doces e salgados, mesmo com a idade mais avançada. “Meu pai e minha mãe contribuíram durante muitos anos na Paróquia e depois eu e meu marido estivemos bastante ativos no Conselho Paroquial. Não podemos perder esses costumes de participar e contribuir. Na medida do possível, sempre ajudei”, ressalta.
Emocionada, dona Norma faz questão de agradecer ao chegar às suas oito décadas de vida e ser lembrada pela comunidade onde sempre viveu. “Agradeço em primeiro lugar à Deus pela vida, pela família que a gente tem, com saúde e, sempre com muita fé, bem animados, dispostos para colaborar em tudo o que puder e transmitir a fé para os que vem agora. Se a gente não tem fé, não tem nada na vida”, reforça a homenageada.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade