Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESPORTE

Nova Acrópole promove integração em Jogos Olímpicos

Foto: Rodrigo Assmann

Cerimônia de abertura busca resgatar a fraternidade entre os atletas

Filosofia, cultura e voluntariado por um mundo melhor. Este é o lema levantado pela Organização Internacional Nova Acrópole que promove um ideal de valores permanentes buscando melhorar o ser humano e a sociedade. Para isso, um dos caminhos utilizados pelos voluntários da instituição é o esporte.  Neste final de semana, foram realizados os Jogos Esportivos Olímpicos da Escola do Esporte com Coração, subestrutura da Nova Acrópole, do Rio Grande do Sul. Participaram das atividades as instituições de Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Porto Alegre, Gravataí, São Leopoldo e Caxias do Sul.

LEIA MAIS: Nova Acrópole realiza sua olimpíada no fim de semana

Os jogos ocorreram na Universidade de Santa Cruz (Unisc) e na Escola Nova Acrópole de Santa Cruz com cerca de 60 atletas que participaram das provas nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A abertura ocorreu no sábado, 30, na Unisc, e contou com perfilamento de equipes, hinos, acendimento da chama olímpica e juramentos. “A cerimônia de abertura das olímpiadas mostra a fraternidade. As equipes caminham juntas para resgatar esse espírito olímpico no esporte”, esclareceu Sofia Bittencourt, professora de filosofia e voluntária responsável pela Escola do Esporte no Rio Grande do Sul.

Publicidade

Por meio dos jogos olímpicos, a Escola do Esporte busca resgatar o espírito das velhas Olimpíadas, tal como se celebravam na antiga Grécia, carregadas de sentido e simbolismo. “Despertar as vocações do ser humano para que ele possa viver harmoniosamente com os demais. Esse é espírito da fraternidade”, destacou Bittencourt. Além dos jogos, foram realizados jantar e cerimônia de encerramento e premiação dos ganhadores.

LEIA TAMBÉM: Nova Acrópole abre duas turmas do curso ‘Filosofia para Viver’ em agosto

Ribeiro: “Os jogos propiciam a superação física das pessoas”

União através do esporte

Além da fraternidade, a Escola utiliza o esporte como exercício prático para a vida, para quando os alunos precisarem enfrentar suas batalhas no dia a dia. Douglas Ribeiro, aluno da Nova Acrópole de Gravataí e participante das modalidades de atletismo, vôlei e xadrez, destacou a superação de seus colegas para os jogos. “Começamos a fazer as atividades esportivas através do xadrez. Todos os dias víamos os alunos na nossa escola se superando bastante, os jogos propiciam isso, a superação física das pessoas”, relatou.

Publicidade

Creczvnski: “Um momento de viver o espírito olímpico”

Para Antonela Creczynski, aluna de Porto Alegre e participante das modalidades de vôlei e tênis de mesa,os jogos promovem um espaço de convivência entre as pessoas. “Um momento de viver o espírito olímpico. É isso que a gente tanto procura na Escola do Esporte, o espírito do esforço e da alegria”, destacou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTE

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.