Documentos perdidos podem revelar informações pessoais e causar sérios problemas se caírem nas mãos de criminosos. Mas quando esse imprevisto acontece, é possível evitar golpes e fraudes seguindo orientações estratégicas. A campanha “Sempre Alerta”, da Serasa, tem o objetivo de ajudar os brasileiros a identificar ações fraudulentas e se proteger do uso criminoso dos dados pessoais.
O tópico “Teve seus documentos perdidos?” apresenta as principais medidas a serem tomadas para evitar que documentos como Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, Passaporte e Certidão de Nascimento virem ferramentas para os golpistas. Esses documentos contêm informações como data de nascimento, nome dos pais, números de RG e CPF, cidade natal, digital e foto, que permitem aos criminosos modificar cadastros, abrir contas, fazer empréstimos e solicitar cartões de créditos, entre outras infrações.
LEIA TAMBÉM: Serasa disponibiliza dicionário “Falando Dinheirês”
Publicidade
A partir do CPF, por exemplo, vários tipos de golpes podem ser aplicados. Um dos mais frequentes é a obtenção de crédito, quando o criminoso contrata empréstimo ou financiamento em nome da vítima. Na maioria dos casos a pessoa lesada só descobre quando já está com o nome sujo. Outra fraude, de contratação de serviços, ocorre quando o golpista constrói uma identidade falsa para ludibriar empresas de telefonia, serviços, varejo e financeiras, por exemplo. Também é comum o uso de documentos roubados para a emissão de cartão de crédito, o que geralmente é descoberto só quando as vítimas precisam checar a situação do CPF e descobrem que estão negativadas.
Após dar falta de um ou mais documentos, respire fundo e tome imediatamente quatro medidas fundamentais para evitar prejuízos maiores:
- Boletim de ocorrência: na delegacia de polícia mais próxima ou pela internet faça um BO relatando o ocorrido. Se surgir algum problema devido ao uso inadequado dos dados, você poderá comprovar que não estava mais com a documentação.
- Bloqueio dos cartões e cheques: entre em contato com o banco para bloquear cartões e cheques perdidos, além das contas e meios de acesso a movimentações bancárias, como a chave do Pix.
- Registro na Polícia Federal: obrigatório quando o passaporte é perdido, deve ser feito logo após o BO. Acesse o site da Polícia Federal e se informe sobre como formalizar o registro.
- Segunda via dos documentos: após registrar o BO, solicite a segunda via dos documentos nos órgãos correspondentes. Em alguns casos, será necessário ir até o local para obter o serviço. Procure se informar sobre o procedimento correto para programar cada passo do processo.
LEIA TAMBÉM: Em busca do equilíbrio entre bem-estar e vida financeira
Publicidade
Outras dicas para proteger dados e documentos
- Nunca carregue a senha junto com os cartões.
- Não use caixas eletrônicos com avarias ou saliências, pois podem ter sido adulteradas para copiar senhas.
- Evite circular com mais de um documento de identificação ao mesmo tempo.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade