Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Vereadores aprovam quase 200 contratações emergenciais de servidores

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Os vereadores de Santa Cruz aprovaram nesta terça-feira, 26, uma série de projetos que autorizam a Prefeitura a realizar mais de 190 novas contratações emergenciais de servidores – a maior parte para repor vagas abertas com os desligamentos de funcionários aposentados. Ao todo, foram 10 projetos votados e o mais expressivo permite que sejam contratados 150 atendentes por meio de processo seletivo simplificado para atuar nas escolas municipais de educação infantil. O pacote ainda inclui cargos como agente comunitário de saúde e técnico de enfermagem.

A aprovação se deu por unanimidade, porém, na tribuna, os vereadores Carlão Smidt (PSDB) e Alberto Heck (PT) afirmaram que os desligamentos vêm causando precarização no serviço público, sobretudo nas Emeis, e cobraram que seja realizado um novo concurso público. Já Ilário Keller (Progressistas) afirmou que esse é um “momento de transição” e pediu paciência da comunidade. “O concurso vai ser feito, mas há um ritual. É preciso seguir a legislação”, disse. Até o fim do ano, mais de 600 servidores serão desligados por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

LEIA TAMBÉM: Servidor desligado alega não ter para onde ir e ainda vive no Parque de Eventos

Publicidade

Os vereadores também aprovaram o projeto de lei que cria um programa de residência jurídica na Procuradoria-Geral do Município. A proposta permite que bacharéis em Direito formados há no máximo cinco anos ou que estejam cursando pós-graduação sejam admitidos, por meio de seleção pública, para atuar na PGM por até dois anos. A ideia é que, nesse período, os residentes auxiliem os procuradores e participem de aulas e palestras. A proposta prevê o pagamento de uma bolsa de R$ 1,3 mil mensais e auxílio-alimentação para uma dedicação de 30 horas semanais.

Segundo o líder de governo, Henrique Hermany (Progressistas), a Prefeitura será a primeira do interior a adotar um programa deste gênero, cujo objetivo é formar profissionais voltados a atuar no setor público.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.